Boletins Panaftosa

Home


A OPAS/OMS no Brasil participa do mês de vacinação dos povos indígenas do Brasil

Imprimir E-mail

nullA abertura oficial do mês de vacinação dos povos indígenas do Brasil , foi realizado no dia 25 de Abril, na aldeia Feijoal, localizada no município de Benjamim Constant/ AM e contou com uma programação que incluiu inauguração de sala de vacina, ato simbólico de vacinação, entrega de equipamentos as equipes de saúde, apresentações culturais e foi acompanhada por técnicos da OPAS/OMS de Washington, Brasil e Colômbia.

 O Brasil, de 2005 a 2008, durante a realização da Semana de Vacinação nas Américas priorizou exclusivamente a população indígena, localizada principalmente em áreas de difícil acesso. Estas limitações exigiu que o período fosse estendido  para um mês e tornou-se o “MÊS DE VACINAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS”.null No entanto continua fazendo parte das atividades da Semana de Vacinação nas Américas, organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Esta iniciativa do governo brasileiro visa aumentar coberturas e acesso a vacinação, reduzindo iniqüidades na população indígena, promover o planejamento integrado entre os DSEI e Coordenações Estaduais/ Municipais de Saúde e conta com uma grande mobilização das equipes locais da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde –SESAI/MS e espera vacinar mais de 90 mil indígenas na região amazônica.null

A OPAS/OMS do Brasil, tem apoiado esta iniciativa desde sua criação. Este ano as atividades de preparação do mês de vacinação foi marcado pela realização de um curso de formação de vacinadores, no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões, no qual 54 profissionais foram capacitados. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito no Programa Interagencial de Segurança Alimentar e Nutrição, financiada pelo Fundo para o alcance dos objetivos do milênio - Governo Espanhol.

Leia também:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=37000 

Última atualização em Sex, 06 de Maio de 2011 10:02
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595