Home Página Principal Segunda reunião da cooperação técnica entre Brasil, Bolívia e Colômbia para o fortalecimento da vigilância em saúde de populações expostas a mercúrio.


Segunda reunião da cooperação técnica entre Brasil, Bolívia e Colômbia para o fortalecimento da vigilância em saúde de populações expostas a mercúrio.

 Ocorreu em La Paz na Bolívia de 03 a 05 de maio de 2011 a segunda reunião da cooperação técnica entre Brasil, Bolívia e Colômbia para o fortalecimento da vigilância em saúde de populações expostas a mercúrio. A cooperação técnica é uma iniciativa da OPAS/OMS tendo como propósito o intercâmbio de experiências entre Brasil, Colômbia e Bolívia, para compartilhar as fortalezas que cada um dos países possui nas áreas de vigilância em saúde, investigação e pesquisa sobre mercúrio.

 A reunião foi aberta pela Ministra de Saúde da Bolívia Dra. Nila Heredia e representando o Brasil estiveram presentes representantes da FIOCRUZ, IEC/SVS e Ministério da Saúde e OPAS/OMS Brasil.

Um importante avanço desta cooperação foi a Declaração de princípios dos Sistemas de Vigilância de Populações Expostas a Substâncias Químicas, conforme apresentado abaixo.

 “Proporcionar para as autoridades e sociedade um sistema de vigilância em saúde que permita promover a saúde, prevenir, identificar, avaliar e controlar os riscos por exposição a substâncias químicas, com base nos princípios da oportunidade, equidade, universalidade e solidariedade, considerando o contexto social e cultural das populações”.

Dentre os acordos firmados nesta reunião pode-se destacar:

• Conteúdos e responsáveis pela primeira publicação da cooperação técnica;

• Aprimoramento das fichas de notificação e fluxos de informação para a vigilância;

• Definição de estratégias de divulgação de informações e dados epidemiológicos;

• Conformação de uma rede para compartilhamento de informações e experiências relacionadas a vigilância em saúde de populações expostas à mercúrio.

Um outro assunto de destaque dessa reunião foi relacionado a metodologias analíticas para a quantificação do mercúrio, onde os países acordaram os seguintes compromissos:

• Os métodos de analises devem ser validados pelos laboratórios;

• Estabelecimento de gestão de qualidade nos laboratórios;

• Elaboração de protocolos de amostragem de matrizes ambientais e biológicas;

• Estabelecimento de uma periodicidade para a realização de ensaios comparativos entre os laboratórios dos três países;

• Mantimento de uma agenda permanente de trocas de experiências e técnicas analíticas entre os três países.

A terceira e última reunião desta cooperação técnica está agendada para o período de 12 a 16 de setembro de 2011 no Instituto Evandro Chagas em Belém do Pará.


Leia mais:
 Notícia da primeira reunião desta cooperação técnica

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595