Boletins Panaftosa

Home


Grupo de Trabalho (GT) Mortalidade Infantil

Imprimir E-mail

Nos dias 16 e 17 de maio de 2011 aconteceu a reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Mortalidade Infantil da RIPSA, na Fundação SEADE em São Paulo. Esta reunião contou com o apoio técnico-financeiro da OPAS/OMS Brasil e com a coordenação de Luis Patrício Ortiz (SEADE), e teve como objetivo central a discussão sobre a aplicabilidade dos resultados da pesquisa “Busca ativa de óbitos e nascimentos no Nordeste e Amazônia Legal, 2008”, no cálculo das taxas de mortalidade infantil.

No primeiro dia da reunião, a discussão foi centrada na adequação dos resultados  da pesquisa de busca ativa para definição das UFs onde o cálculo da mortalidade infantil será realizado pelo método direto. Decidiu-se que para o cálculo das taxas referentes a 2008, será mantido o critério atual. Para as taxas de 2009, previamente serão revistas as coberturas de nascidos vivos e de óbitos da Pesquisa de Busca Ativa para tomar uma decisão final.

A discussão do segundo dia ocorreu em torno da proposta de redistribuição das causas mal definidas entre as causas definidas e do cálculo de “fator de correção” dos óbitos pela falta de captação de todos os eventos ocorridos em determinado período. Foram distribuídas tarefas entre os membros do GT e uma segunda reunião foi agendada para a última semana de junho.

Participaram desta reunião: Célia Landmann Szwarcwald (FIOCRUZ), Juan José Cortez Escalante (SVS/MS), Denise Porto (SVS/MS), Celso Simões (IBGE), Ana Maria Nogales Vasconcellos (UNB), Márcia Furquim de Almeida (FSP/USP), Elisabeth França (UFMG) e Luiz Patrício Ortiz (SEADE).

 

Última atualização em Qua, 18 de Maio de 2011 14:07
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595