Home


O Projeto AMI/RAVREDA conduz Seminário sobre Intervenções com Mosquiteiros Tratados com Inseticidas de Longa Duração (MTILD), para prevenção e controle da malária.

Imprimir E-mail

nullDurante os dias 11 e 12 de maio 2011 celebrou-se na Ilha de San Pedro, Belize, o Seminário Intervenções de Prevenção e Controle de malária baseadas em Mosquiteiros Tratados com Inseticidas de Longa Duração (MTILD). A reunião foi coordenada, no marco da iniciativa AMI/RAVREDA, pelas Representações da OPAS/OMS de Belize, Washington e Brasil.

Contou com a participação de seis países da Amazônia e quatro da América Central, além de dois especialistas do Centro de Controle de Doenças (CDC) de Atlanta, parceiros da OPAS/OMS no desenvolvimento da linha de trabalho em Entomologia e Controle Integrado de Vetores da Malária.

Os participantes, epidemiologistas e entomologistas pontos focais das Representações da OPAS/OMS e dos Ministérios de Saúde de Belize, Bolivia, Brasil, Colômbia, Equador, Perú, Suriname, Guatemala, Honduras, Nicaragua e Panamá, assim como investigadores-docentes e pessoal técnico-operativo, receberam palavras de boas vindas do representante do Ministério da Saúde de Belize, o Diretor de Serviços de Saúde,  Dr. Michael Pitts e também pelo Representante de OPAS/OMS em Belize, Dr. Gerardo de Cosio, que acompanharam algumas das apresentações.
Os participantes analizaram, sob uma dinâmica de apresentações por cada país e mesas de trabalho, seis experiências baseadas no uso de MTILD, com a finalidade de orientar os processos da tomada de decisões e a execução de ações com apoio nesta ferramenta, para prevenção e controle da malária. Também, foram discutidos e acordados alguns dos elementos fundamentais para o desenvolvimento de um “Guia para a Implementação Regional Padronizada de Intervenções baseadas em MTILD”, produto a ser criado em momento posterior ao processamento dos documentos compartilhados nesta importante reunião.

Sample Image

Em quanto ajustaram-se construções teóricas e práticas no tema das intervenções de Entomologia e Controle Integrado de Vetores, uma das seis linhas de trabalho do Projeto AMI/RAVREDA, também já foi demonstrado o desempenho desta rede como uma estratégia de cooperação técnica inclusiva do desenvolvimento de atividades de intercâmbio e atualização de conhecimento, numa de suas comunidades de prática, ações cujo conjunto tem permitido a esta rede, em dez anos de trabalho,  fazer contribuções para fortalecer os Programas de Malária na Região das Américas. 

Última atualização em Seg, 23 de Maio de 2011 09:40
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595