Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Projeto de Controle da Tuberculose OPAS/USAID em Manaus é modelo piloto para a Região Metropolitana

nullNos dias 17 e 18 de maio de 2011 a OPAS/OMS no Brasil avaliou os avanços na prevenção e controle da tuberculose em Manaus. Esta que é a quarta capital no Brasil com maior taxa de incidência da doença e uma com maiores dificuldades operacionais na implementação das estratégias de controle e de tratamento supervisionado.

Em outubro de 2009 Manaus foi incluído nos municípios do projeto de controle da tuberculose da OPAS/USAID no Brasil, com o objetivo de fortalecer a implementação da estratégia DOTS e melhorar os indicadores operacionais na cidade. Um dos principais suportes ao projeto desenvolvido no Distrito Oeste são o compromisso político das autoridades municipais e o compromisso institucional e pessoal das Unidades e funcionários que participam do controle da doença neste distrito.

O melhor controle da doença no Distrito Oeste, com diminuição das taxas de abandono do tratamento, maior articulação com a Estratégia de Saúde da Família e o inicio de ações sobre os determinantes sociais da saúde nas famílias dos doentes, permite recomendar que as mesmas ações sejam expandidas ao resto dos distritos de saúde da cidade. Se Manaus continua avançando com estas estratégias pode virar um modelo de sucesso para o Brasil.

Nos dias 13 e 14 de junho Manaus apresentará os avanços conseguidos com este projeto ao novo diretor da missão da USAID no Brasil, o Dr. Lawrence Hardy e a coordenadora de saúde da missão, Nena Lentini.

 


Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595