Skip to content

Seminário sobre Tecnologias Móveis em Áreas Remotas

nullNos dia 18 e 19 de maio, foi realizado na sede da OPAS/OMS no Brasil o seminário “Tecnologias moveis em areas remotas: Estratégias para coleta de dados na saude indigena”,  organizado pela OPAS/OMS no Brasil em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena – SESAI/MS e contou com a participaçãode especialistas em coleta de dados em campo, vinculados a instituições como IBGE, ANVISA, CIEVS/SVS, Dsei Alagoas e FVS/SUASM- AM.

O objetivo é conhecer as experiencias bem sucedidas no Brasil na aplicação destas tecnoclogias e avaliar as mais adequada a saúde indígena.

No seminário foi apresentado e discutido a experiencia de outras areas do Governo que fazem uso de tecnoclogia de coleta de dados em compo, como é o caso do Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatisitica-IBGE que realizaou recentemente o Sendo populacional 2011, e utilizou um PDA para coletar dados, incluisive em aldeias indigenas.

A anvisa apresentou seu trabalho de coleta de dados nas inspeções feitas em portos, aeroportos e navios. a Secretaria de Vigilancia em Saúde - SVS apresentou o modelo usado no CIEVS, para investigação de surtos. A Fundação de Vigilnacia em saude do Estado do Amazonas mostrou a experiencia de utilização do MOBISUS na vigilancia da Dengue.null

Os consultores contratados no ambito deste projeto, faram a sistematização das experiencias e apresentaram sugestões sobre quais as tecnoclogias aplicaveis na coleta de dados em areas indígenas. veja as apresentações disponiveis no portal de eventos da OPAS/BRA.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595