Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Sociedades Médicas promovem fórum sobre tabagismo no Congresso Nacional

Em 31 de maio de 2011, Dia Mundial Sem Tabaco, as sociedades médicas, parlamentares, órgão públicos e sociedade civil estarão mobilizados para fazer uma grande discussão sobre os avanços das políticas públicas para o controle de tabaco no Brasil. Será realizado no Senado Federal o Fórum de Entidades Médicas sobre Tabagismo, cujo principal objetivo é promover o debate dos projetos de lei em tramitação no Senado sobre a promoção de ambientes livres de tabaco, enquanto problema de saúde pública e de relevância social.

Estarão presentes os principais médicos especialistas do Brasil sobre o tema, que apresentarão um painel das evidências científicas sobre os efeitos para a saúde causados pela exposição à fumaça ambiental de tabaco.

No Congresso Nacional, o evento é apoiado pelo Senador Cristovam Buarque e acompanhado de perto pelos parlamentares que compõem a bancada da saúde, como o Senador Humberto Costa e o Deputado Saraiva Felipe, ambos ex-ministros da Saúde.

O Fórum de Entidades Médicas sobre Tabagismo terá a participação das sociedades médicas, conselhos e associações profissionais da área de saúde, órgãos do poder executivo (Casa Civil, Ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Agrário, Trabalho), Ministério Público, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde - CONASS, Conselho Nacional de Secretário Municipal de Saúde – CONASEMS e organizações da sociedade civil envolvidos na luta contra o tabagismo.

O dia 31 de maio é considerado uma importante data no calendário de eventos estratégicos da Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde – OPAS/OMS. Todos os anos, a OPAS/OMS elege um tema de elevada relevância para as ações mundiais de controle de tabaco e o coloca em evidência, realizando atividades nos países, sob a égide do Dia Mundial Sem Tabaco.

Em 2011, o Dia Mundial Sem Tabaco fará alusão à importância da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da OMS – CQCT/OMS, como um instrumento de mobilização social, onde estão contidas as diretrizes políticas para o controle de tabaco. A escolha deste tema tem o claro objetivo de apoiar os países na transposição das dificuldades para adotar tais diretrizes, além de dar um enfoque político às ações de controle de tabaco nos países.

INFORMAÇÕES GERAIS

- Data: 31/05/2011
- Horário: 14h00 às 18h00.
- Local: Auditório Interlegis, Senado Federal – Brasília/DF
- Organizadores: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Oncologia, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Federação nacional dos Médicos e outras entidades e sociedades médicas.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595