Home


Sociedades Médicas promovem fórum sobre tabagismo no Congresso Nacional

Imprimir E-mail

Em 31 de maio de 2011, Dia Mundial Sem Tabaco, as sociedades médicas, parlamentares, órgão públicos e sociedade civil estarão mobilizados para fazer uma grande discussão sobre os avanços das políticas públicas para o controle de tabaco no Brasil. Será realizado no Senado Federal o Fórum de Entidades Médicas sobre Tabagismo, cujo principal objetivo é promover o debate dos projetos de lei em tramitação no Senado sobre a promoção de ambientes livres de tabaco, enquanto problema de saúde pública e de relevância social.

Estarão presentes os principais médicos especialistas do Brasil sobre o tema, que apresentarão um painel das evidências científicas sobre os efeitos para a saúde causados pela exposição à fumaça ambiental de tabaco.

No Congresso Nacional, o evento é apoiado pelo Senador Cristovam Buarque e acompanhado de perto pelos parlamentares que compõem a bancada da saúde, como o Senador Humberto Costa e o Deputado Saraiva Felipe, ambos ex-ministros da Saúde.

O Fórum de Entidades Médicas sobre Tabagismo terá a participação das sociedades médicas, conselhos e associações profissionais da área de saúde, órgãos do poder executivo (Casa Civil, Ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Agrário, Trabalho), Ministério Público, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde - CONASS, Conselho Nacional de Secretário Municipal de Saúde – CONASEMS e organizações da sociedade civil envolvidos na luta contra o tabagismo.

O dia 31 de maio é considerado uma importante data no calendário de eventos estratégicos da Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde – OPAS/OMS. Todos os anos, a OPAS/OMS elege um tema de elevada relevância para as ações mundiais de controle de tabaco e o coloca em evidência, realizando atividades nos países, sob a égide do Dia Mundial Sem Tabaco.

Em 2011, o Dia Mundial Sem Tabaco fará alusão à importância da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da OMS – CQCT/OMS, como um instrumento de mobilização social, onde estão contidas as diretrizes políticas para o controle de tabaco. A escolha deste tema tem o claro objetivo de apoiar os países na transposição das dificuldades para adotar tais diretrizes, além de dar um enfoque político às ações de controle de tabaco nos países.

INFORMAÇÕES GERAIS

- Data: 31/05/2011
- Horário: 14h00 às 18h00.
- Local: Auditório Interlegis, Senado Federal – Brasília/DF
- Organizadores: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Oncologia, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Federação nacional dos Médicos e outras entidades e sociedades médicas.

Última atualização em Qua, 01 de Junho de 2011 13:11
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595