Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais de Saúde será realizada no Brasil

Enullntre os dias 19 e 21 de outubro de 2011, a cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais de Saúde (DSS). A realização do evento, que tem o apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), foi discutida durante a sessão da 64ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra. O Brasil e a Organização Mundial de Saúde convocaram a reunião especial para fazer um chamado às autoridades sanitárias do mundo e aos Diretores das Regiões da OMS a fim de renovar as ações para enfrentar os determinantes sociais da saúde.

Na reunião, presidida pela Diretora da OMS, Margaret Chan, a Diretora da OPAS, Mirta Roses e o Ministro de Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, foi feita uma convocatória a participar na Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, sob o lema “Todos pela Equidade”.

O coordenador da Conferência no Brasil e diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss, ressaltou a importância do encontro para manter vivo, no cenário global, o debate da dimensão social e politica da saúde. “Como produto social que é a saúde, ademais de biológico, é importante que governos e sociedade sejam mobilizados para compreender em profundidade esta dimensão da determinação. Politicas públicas inter-setoriais para enfrentar os DSS, assim como explorar a participação social e ações de cooperação internacional estão no escopo da Conferencia”, avalia.

O coordenador também faz um chamado às autoridades ligadas aos mais diversos setores da sociedade: “Esperamos a presença de chefes de estado e de ministros da Saúde e outros setores, assim como representantes da sociedade civil de diversos campos, para garantir a visão integral dos problemas e das possíveis soluções quanto às iniquidades socio-sanitarias e de acesso a serviços sociais neste mundo tão profundamente desigual”, complementa Paulo Buss.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595