Home Página Principal Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais de Saúde será realizada no Brasil

Programa de Cooperação Internacional em Saúde



Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais de Saúde será realizada no Brasil

Enullntre os dias 19 e 21 de outubro de 2011, a cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais de Saúde (DSS). A realização do evento, que tem o apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41), foi discutida durante a sessão da 64ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra. O Brasil e a Organização Mundial de Saúde convocaram a reunião especial para fazer um chamado às autoridades sanitárias do mundo e aos Diretores das Regiões da OMS a fim de renovar as ações para enfrentar os determinantes sociais da saúde.

Na reunião, presidida pela Diretora da OMS, Margaret Chan, a Diretora da OPAS, Mirta Roses e o Ministro de Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, foi feita uma convocatória a participar na Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, sob o lema “Todos pela Equidade”.

O coordenador da Conferência no Brasil e diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss, ressaltou a importância do encontro para manter vivo, no cenário global, o debate da dimensão social e politica da saúde. “Como produto social que é a saúde, ademais de biológico, é importante que governos e sociedade sejam mobilizados para compreender em profundidade esta dimensão da determinação. Politicas públicas inter-setoriais para enfrentar os DSS, assim como explorar a participação social e ações de cooperação internacional estão no escopo da Conferencia”, avalia.

O coordenador também faz um chamado às autoridades ligadas aos mais diversos setores da sociedade: “Esperamos a presença de chefes de estado e de ministros da Saúde e outros setores, assim como representantes da sociedade civil de diversos campos, para garantir a visão integral dos problemas e das possíveis soluções quanto às iniquidades socio-sanitarias e de acesso a serviços sociais neste mundo tão profundamente desigual”, complementa Paulo Buss.

 

 





Rede CADRHU/CIRHUS

 



 

Telessaúde

 

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595