Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Alerta Epidemiológico: Síndrome hemolítica urémica (SHU) e infecção por E. coli enterohemorrágica (EHEC)

nullSíndrome hemolítica urêmica (SHU): É uma doença grave que se caracteriza por insuficiência renal aguda (uremia), anemia hemolítica e diminuição do número de plaquetas (trombocitopenia). Devido a infecção por EHEC, calcula-se que cerca de 10% dos pacientes infectados por estas bactérias podem desenvolver SHU, cuja mortalidade tem diminuido nos últimos anos, e com o tratamento adequado, pode chegar entre 3 e 5%.

Outras complicações podem ser do tipo neurológico (convulsões, acidentes vasculares cerebrais e coma) em 25% dos casos, e sequelas renais crônicas, geralmente leves, em aproximadamente 50% dos sobreviventes.
EHEC o STEC é uma cepa de E. coli que se encontra frequentemente no intestino dos animais, sobre tudo nos  ruminantes produzindo toxinas cohecidas como verotoxinas ou toxinas de "Shiga" por sua semelhança com as toxinas produzidas pela Shigella dysenteriae.

Podendo causar doença grave transmitida o ser humano principalmente através  do consumo de alimentos contaminados, tais como carne picada crua ou pouco cozida ,leite sem ferver, água contaminada, contato direto com animais ou contato com pessoas infectadas.

Os síntomas da doença consistem em cólicas abdominais e diarreia, que pode ser sanguinolenta. Também podendo ocorrer febre e vômitos.

Alerta Epidemiológico: Síndrome hemolítica urêmica e infecção por E. coli enterohemorrágica (EHEC) (Publicado em 3 de Junho de 2011)

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595