Boletins Panaftosa

Home


OPAS/OMS Brasil publica estudo de caso sobre ambientes livres de tabaco em Porto Alegre

Imprimir E-mail

nullO estudo de caso “A experiência de Porto Alegre na criação de ambientes coletivos livres de tabaco” é o terceiro volume de uma série de publicações da Organização Pan-Americana da Saúde que busca documentar as diversas iniciativas governamentais para proteger as pessoas que não fumam da exposição à fumaça de produtos de tabaco, inclusive os trabalhadores.

A publicação relata o processo de construção e o conteúdo da política de criação de ambientes 100% livres de fumaça de produtos de tabaco na capital do Rio Grande do Sul.

Além do estudo de caso de Porto Alegre, foram publicados os relatos de Recife e do Estado de São Paulo. O conjunto de publicações permite a consulta aos principais aspectos políticos e sanitários que devem ser levados em consideração pelos gestores públicos locais e legisladores, para a adoção de políticas efetivas de proteção dos fumantes passivos. A leitura comparativa das publicações fornecerá ao leitor a crítica necessária para identificar os sucessos alcançados e as dificuldades a serem superadas para a implementação do artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – CQCT-OMS nas localidades estudadas.

O lançamento da publicação aconteceu durante a realização da Oficina “Tabaco, Doenças Não Transmissíveis e Desenvolvimento: a importância da CQCT-OMS no alcance dos Objetivos do Milênio”, no dia 31 de maio de 2011.

Para acessar a versão eletrônica da publicação e dos demais estudos de caso OPAS-Brasil sobre a criação de ambientes fechados livres de tabaco da  sobre tabaco, clique aqui.

Última atualização em Ter, 05 de Julho de 2011 08:05
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595