Skip to content

OPAS/OMS Brasil publica estudo de caso sobre ambientes livres de tabaco em Porto Alegre

nullO estudo de caso “A experiência de Porto Alegre na criação de ambientes coletivos livres de tabaco” é o terceiro volume de uma série de publicações da Organização Pan-Americana da Saúde que busca documentar as diversas iniciativas governamentais para proteger as pessoas que não fumam da exposição à fumaça de produtos de tabaco, inclusive os trabalhadores.

A publicação relata o processo de construção e o conteúdo da política de criação de ambientes 100% livres de fumaça de produtos de tabaco na capital do Rio Grande do Sul.

Além do estudo de caso de Porto Alegre, foram publicados os relatos de Recife e do Estado de São Paulo. O conjunto de publicações permite a consulta aos principais aspectos políticos e sanitários que devem ser levados em consideração pelos gestores públicos locais e legisladores, para a adoção de políticas efetivas de proteção dos fumantes passivos. A leitura comparativa das publicações fornecerá ao leitor a crítica necessária para identificar os sucessos alcançados e as dificuldades a serem superadas para a implementação do artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – CQCT-OMS nas localidades estudadas.

O lançamento da publicação aconteceu durante a realização da Oficina “Tabaco, Doenças Não Transmissíveis e Desenvolvimento: a importância da CQCT-OMS no alcance dos Objetivos do Milênio”, no dia 31 de maio de 2011.

Para acessar a versão eletrônica da publicação e dos demais estudos de caso OPAS-Brasil sobre a criação de ambientes fechados livres de tabaco da  sobre tabaco, clique aqui.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595