Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

NETHIS divulga relatório dos primeiros Ciclos de Debates

O Nnullúcleo de Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) divulgou um relatório sobre os três primeiros Ciclos de Debates realizados em 2011. Os temas foram: Construindo pontes entre saúde pública e relações internacionais; Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (DUBDH): responsabilidade dos Estados e Cooperação Internacional e Regulação bioética da pesquisa com seres humanos na cooperação Sul-Sul. O NETHIS é desenvolvido com o apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41).

Os debates foram promovidos pelo NETHIS, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, com apoio da Direção Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Brasília) e da OPAS/OMS.

A primeira reunião do Ciclo, com o tema “Construindo pontes entre saúde pública e relações internacionais”, foi realizada em 24 de fevereiro e contou com a participação, como palestrante, do doutor Henri Jouval Jr, pesquisador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS) da Fiocruz e, como debatedor, do doutor Eiiti Sato, professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. 

Henri Jouval apresentou a relação entre os campos da saúde pública e das relações internacionais, abordando o tema da cooperação internacional.  Após a palestra, Eiiti Sato relatou outros aspectos relevantes da relação entre os campos da saúde e das relações internacionais.

O segundo Ciclo de Debates ocorreu em 31 de março e teve como tema "Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos: responsabilidade dos Estados e cooperação internacional". A palestrante foi a doutora Aline Oliveira, docente do Programa de Pós Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, e como debatedor o doutor Swedenberger Barbosa, mestre em Bioética e assessor da Secretaria Geral da Presidência da República. Aline Oliveira apresentou uma análise da Declaração de forma profunda e abrangente, documento normativo não-coercitivo que é um texto de fundamental importancia para a discussão do temário central do NETHIS, em torno das áreas da bioética e da diplomacia em saúde.

Swedenberger Barbosa, falou sobre o papel que a sociedade tem a desempenhar no campo da bioética, para participar da definição de critérios bioéticos aplicados no país. Os dois concordaram que é necessário fortalecer o papel da sociedade civil no campo da bioética, o que sugere a interface deste campo com o tema da democracia.

O terceiro encontro,  “Regulação bioética da pesquisa com seres humanos na cooperação sul-sul”,  foi realizado em 28 de abril. O palestrante convidado foi doutor Claudio Lorenzo, professor do Departamento de Saúde Coletiva e do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, e como debatedora, a doutora Marisa Palácios, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Claudio Lorenzo contextualizou o tema, afirmando que, antes de falar em pesquisa clínica, é importante compreender a pesquisa básica. Lorenzo apontou que o principal patrocinador da pesquisa básica é o Estado, não a indústria. E, no Estado, os principais realizadores desse tipo de investigação científica são as universidades. A partir desta apresentação, o palestrante passou à reflexão crítica sobre a regulação bioética de pesquisas clínicas. Após a palestra, a debatedora, doutora Marisa Palácios, ressaltou os principais aspectos da palestra e fez provocações sobre a Regulação Bioética de pesquisas com seres humanos na cooperação sul-sul.

Para ler o relatório sobre os três primeiros ciclos de debates do NETHIS, clique aqui.

O próximo Ciclo será realizado no dia 30 de junho, no auditório do Bloco Educacional da Fiocruz Brasília, das 9h às 12h. O tema será “Bioética e religião no Hemisfério Sul”.

Inscrições e outras informações pelo telefone (61) 3329-4525 ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595