Home Página Principal Programas apoiados pela OPAS/OMS são apresentados no Canadá

Programa de Cooperação Internacional em Saúde



Programas apoiados pela OPAS/OMS são apresentados no Canadá

nullO programa Telessaúde, a Rede ObservaRH e iniciativas ligadas à promoção da Saúde Indígena e capacitação de Recursos Humanos, desenvolvidos pelo Ministério da Saúde com apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Política de Recursos Humanos (TC 57) e Programa de Cooperação Internacional (TC 41), serão apresentados até o dia 17 de junho no Canadá. Na delegação está o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Milton de Arruda Martins, o coordenador para Assuntos Internacionais da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), Roberto Esteves, o consultor   OPAS/OMS, Augusto Campos e representantes de núcleos de Telessaúde.

A delegação vai passar pelas cidades de  Winnipeg e Cross Lake, ambas na província de Manitoba, além de Ottawa, capital federal canadense.

Além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos no Brasil, o objetivo é compartilhar experiências e buscar informações técnicas sobre conhecimentos que possam ser aplicados em projetos brasileiros. “É um programação densa, durante a qual abordaremos inúmeras ações brasileiras e canadenses nos campos da Saúde Indígena, Telessaúde e Recursos Humanos para a Saúde. Esta viagem será uma excelente oportunidade para mostrarmos ao Canadá a qualidade das nossas iniciativas no setor saúde e aprender com os avanços deles em áreas específicas em que estão muito à frente de nós”, ressaltou Roberto Esteves.

As atividades dão continuidade à cooperação Brasil-Canadá iniciada em 19 de maio de 2009, durante a Assembleia Mundial da Saúde. Na ocasião os ministérios da Saúde brasileiro e canadense assinaram o Memorando Brasil-Canadá sobre cooperação para a saúde indígena e uso de Telessaúde.

Como resultado do entendimento firmado entre as partes, o diálogo Brasil/Canadá para a saúde indígena foi realizado de oito a 14 de março de 2010 em Manaus (AM), na Universidade do Estado do Amazonas. Foi a primeira reunião técnica para promover uma maior compreensão das semelhanças e diferenças em Telessaúde e saúde indígena entre Canadá e Brasil e estabelecer a exploração do potencial de oportunidades de colaboração com base em cinco temas identificados conjuntamente:  Telessaúde, recursos humanos de saúde indígena, saúde materno-infantil, mental e vícios e tuberculose/doenças transmissíveis.

Para outras informações sobre a cooperação Brasil-Canadá, clique aqui.

 

 





Rede CADRHU/CIRHUS

 



 

Telessaúde

 

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595