Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS/OMS no Brasil apóia a realização do Seminário de Avaliação e Aprimoramento das Atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue

nullA Representação da OPAS/OMS no Brasil, por meio de seus consultores Eric Martinez e Haroldo Bezerra, apóia a realização do "Seminário de Avaliação e Aprimoramento das Atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue/PNCD", que acontece em Brasília, de 13 a 16 de junho de 2011. Na sessão de abertura, que teve a participação do Secretário de Vigilância em Saúde, Dr. Jarbas Babosa e do Secretário de Atenção a Saúde, Dr. Helvécio Magalhães,  foi reconhecida por essas Secretarias a importância da cooperação técnica mantida entre a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde no tema da dengue.

Participaram do seminário, além dos técnicos do Programa Nacional de Controle da Dengue, o CONASS, CONASEMS, Secretarias de Estado e Municipais de Saúde, e Centros Colaboradores, tais como, a Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e Instituto Evandro Chagas/IEC e as Universidades Federais da Bahia/UFBA, Pernambuco/UFPE e Minas Gerais/UFMG.

O Seminário tem como objetivo avaliar e aprimorar as estratégias e atividades desenvolvidas para o controle da dengue nas três esferas de gestão do SUS (união, estados e municípios). O seminário utilizou a metodologia de exposição em painéis seguido de debates. Os painéis contemplaram os eixos da gestão integrada: comunicação e mobilização; controle vetorial; vigilância epidemiológica e assistência.

Dentre algumas das proposições realizadas no seminário destaca-se o dengue on-line, que é, em resumo, um sítio na internet que busca apoiar a vigilância de casos, e vem sendo desenvolvidoe pela Universidade Federal da Bahia/UFBA, aos moldes do que se utiliza para influenza na Europa. Foi também apresentada à experiência da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, que utiliza o mapeamento de eventos na internet (twitter, fecebook, e etc.) como uma ferramenta auxiliar na predição do aumento de casos. Na área de assistência aos pacientes, uma experiência que se mostrou como uma alternativa foram às forças tarefas nacional e local de profissionais de saúde, voltada para a reordenação dos serviços e fortalecimento e aprimoramento do atendimento aos pacientes. Como produto do seminário será elaborado um relatório a ser submetido aos gestores do SUS para sua avaliação e implementação nos casos indicados.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

virus ebola na Africa

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595