Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

UNA-SUS reúne coordenadores da Rede em Campo Grande

A nullUniversidade Aberta da SUS (UNA-SUS) realizou, entre 16 e 17 de junho, o X Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O evento foi organizado pela Unidade Cerrado Pantanal da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Cerrado Pantanal – e pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.

Durante a mesa de abertura do evento, o gerente do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS, José Paranaguá de Santana, recebeu uma homenagem pelo apoio à construção da UNA-SUS, unidade Fiocruz Pantanal - UFMS.

José Paranaguá apresentou os objetivos estratégicos da Unidade Técnica de Recursos Humanos e o alinhamento com os objetivos da UNA-SUS, especialmente como contribuição às ações de cooperação internacional com os vizinhos da América Latina.

O tema central do evento foi "O trabalho de conclusão de curso na pós-graduação à distância dos projetos desenvolvidos no contexto da UNA-SUS". Também foram discutidos o compartilhamento de produtos já desenvolvidos pela Rede e a criação de um Banco de Questões, ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem continuada da Rede que será disponibilizada por meio do Portal UNA-SUS.null

O encontro contou com a participação dos coordenadores estaduais da Rede UNA-SUS e suas equipes de trabalhos, representantes da secretaria-executiva da UNA-SUS e de membros do Colegiado Institucional do Sistema Universidade Aberta do SUS.

A UNA-SUS foi desenvolvida com apoio do Programa de Política de Recursos Humanos (TC 57) da OPAS/OMS.

Em Mato Grosso do Sul, a Unidade Fiocruz Cerrado Pantanal, juntamente com a UFMS, estão especializando 1000 trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família de 76 municípios do Estado, no contexto da UNA-SUS. Esse programa de formação conta com as parcerias da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Saúde de Campo Grande, Associação Sul-mato-grossense de médicos de saúde da família e da comunidade. O apoio e financiamento do programa é da UNA-SUS, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.

A experiência da especialização de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) pela UNA-SUS, tem servido de base para a cooperação internacional Brasil-Paraguai, e será adaptada em um curso, desenvolvido com o apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS, destinado a capacitar equipes paraguaias de PSF.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595