Boletins Panaftosa

Home Página Principal CTI RIPSA nos Estados

 



CTI RIPSA nos Estados

Imprimir E-mail

Aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, mais um encontro do Comitê Temático Interdisciplinar (CTI) RIPSA nos Estados. Esta reunião que aconteceu em Brasília, contou com a participação da OPAS/OMS Brasil, representada por Enrique Gil, Neusa Goya e Elisabeth Duarte, da UTVIAS.

Buscando apoiar as Secretarias de Estado de Saúde (SES) para o aprimoramento das informações estratégicas para a tomada de decisão em saúde, o Ministério da Saúde, com o apoio da OPAS/OMS Brasil, constituiu o CTI “RIPSA nos Estados”. Essa iniciativa tem como objetivo promover a divulgação da metodologia RIPSA em experiências piloto nos estados brasileiros, fortalecendo a produção, comunicação e uso de informações estratégicas em saúde relevantes para a gestão, por meio de um processo de construção coletiva. São cinco os estados que já participam da iniciativa: Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.

O projeto enfrenta o grande desafio de apoiar a construção de indicadores qualificados desagregados para unidades sub-estaduais, úteis para a tomada de decisão em saúde, confrontando problemas tais como a instabilidade de “pequenos números” originados de municípios com populações diminutas e a grande variabilidade na qualidade dos sistemas de informações em saúde locais no Brasil.

Na abertura do evento, Odorico Monteiro, Secretario da SGEP, não apenas reafirmou o seu compromisso de apoiar essa iniciativa, como também sinalizou claramente a decisão política de expansão do projeto para novos estados, por meio de um percurso de adesão voluntária e responsável das SES. Enrique Gil, da OPAS/OMS, indicou o apoio da OPAS na atual etapa de desenvolvimento da RIPSA em que o Ministério da Saúde institucionaliza seus processos e práticas e valida sua metodologia para o apoio a gestão em saúde nos estados brasileiros. Como desdobramento imediato dessa reunião, todos os secretários de saúde de estado serão convidados (via espaço de debate a ser demandado ao CONASS) a participar dessa iniciativa por meio de um processo de adesão.

O evento contou com a participação de Luiz Odorico Monteiro de Andrade (SGEP), Augusto César Gadelha (DATASUS), Enrique Gil (OPAS/OMS Brasil), Haroldo Lopes dos Santos (SGEP/DATASUS), João Baptista Risi Júnior, Celso Cardoso da Silva Simões (IBGE), Neusa Goya (OPAS/OMS Brasil), Elisabeth C. Duarte (OPAS/OMS Brasil), Jacques Levin (DATASUS/MS), Luiz Patrício Ortiz (FSEADE), Sonia Maria Machado de Souza (RIPSA de Santa Catarina), Ângela Maria Marques (CONASS e RIPSA de Mato Grosso do Sul) Márcia Mazzei (RIPSA da Bahia), Mariana Freitas (RIPSA de Minas Gerais), Marleide da Silva (RIPSA de Tocantins) e Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes (ENSP/Fiocruz), coordenadora do CTI.

Última atualização em Sex, 17 de Junho de 2011 09:44
 

Sala de Situação em Saúde (PDF)
Português / Espanhol

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595