Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS Brasil realizará estudo para mensurar a influência da fumaça de cigarro em ambientes fechados sobre a saúde das pessoas

A OPAS/OMS Brasil, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer - INCA e a Universidade de São Paulo realizarão um estudo que permitirá mensurar a influência exercida pela fumaça dos produtos de tabaco em ambientes de uso coletivo sobre a saúde das pessoas.

Os detalhes da pesquisa foram definidos recentemente, em reunião ocorrida no Instituto do Coração – INCOR-USP, em que estiveram presentes Glauco Oliveira (OPAS/OMS Brasil), Valéria Cunha (INCA) e Jaqueline Issa (INCOR-USP).

O estudo será conduzido pelo Instituto do Coração – INCOR-USP, durante os meses de julho e agosto, usando a monoximetria como um indicador para avaliar a qualidade do ar inalado pelos trabalhadores e freqüentadores dos locais que serão visitados. Os dados serão coletados em bares e restaurantes das cidades de Brasília e Porto Alegre, que possuam áreas reservadas para fumantes. O uso desta metodologia já está estabelecido em fumantes e não fumantes moradores da cidade de São Paulo.

Os fumantes passivos são uma parte expressiva dos pacientes acometidos por doenças relacionadas ao uso do tabaco e os resultados da pesquisa serão uma contribuição da OPAS para documentar as evidências dos males causados pelo tabagismo em apoio à implementação do artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – CQCT-OMS no país.

A iniciativa será financiada conjuntamente pela OPAS/OMS Brasil, INCA e INCOR-USP e os resultados obtidos poderão ser utilizados como referência para parlamentares e gestores públicos, responsáveis pela aprovação e implementação de políticas públicas para o controle de tabaco.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595