Boletins Panaftosa

Home


Projeto “Vida no Trânsito” promove oficina de Marketing Social na OPAS, nos dias 28-29 de junho de 2011

Imprimir E-mail

O Projeto “Vida no Trânsito” – cooperação técnica do Governo brasileiro e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS no Brasil), promoveu uma oficina de Marketing Social, votada aos pontos focais e profissionais das áreas de comunicação e marketing das cinco capitais brasileiras que integram o projeto: Belo Horizonte, Campo Grande,  Curitiba, Palmas e Teresina.  

A oficina, para a qual também foram convidados integrantes da comissão nacional do projeto e profissionais das áreas de comunicação do governo federal, será facilitada por profissionais da Inovate Solutions – agência internacional de comunicações com grande experiência na área de segurança no trânsito.  

A oficina de Marketing Social  proposta no âmbito do “Vida do Trânsito” segue as diretrizes do projeto de promover empoderamento dos profissionais locais, provendo-os com mais recursos e qualificação necessárias aos objetivos de redução da morbimortalidade no trânsito. Insere-se, nesse sentido, em uma sequencia de ações  que vem sendo desenvolvidas desde 2010: auxilio na construção de articulações intersetoriais locais (setores de Saúde, Segurança Pública, Transporte/Trânsito, entre outros); qualificação da informação disponível (dados, estatísticas sobre acidentes e vítimas) e de intervenções a partir de métodos baseados em metas de melhorias progressivas. 

Além monitorar as ações iniciadas, a Coordenação Nacional do projeto vem agindo em várias frentes, no atual estágios de implementação de intervenções: de um lado, o auxilio nas  ações de fiscalização, com a doação de equipamentos de medição de alcoolemia (bafômetros) para as órgão de trânsito locais e, de outro, em inciativas no âmbito da educação, como a capacitação e aperfeiçoamento de profissionais das cinco cidades do projeto em fundamentos de campanhas publicitárias. 

A comunicação eficiente é componente fundamental em programas e campanhas educativas bem sucedidas. Demandam, para tanto, a consideração premissas e passos que comporão a programação dos dois dias da oficina, como a devida definição do problema e o desenvolvimento de estratégias.

A oficina, onde estão previstos exercício discussões de exemplos práticos, já foi desenvolvida pelos profissionais da Inovate Solutions em cursos similares na China, Turquia e Camboja – países que tem também suas versões locais do projeto RS-10.  
Última atualização em Qui, 14 de Julho de 2011 09:34
 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595