Boletins Panaftosa

Home Página Principal Lançamento da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas


Lançamento da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas

No marco da Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde – HTAi 2011 no Rio de Janeiro, Brasil, ocorreu, no dia 25 de junho, o lançamento oficial da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas - REDETSA.

Convocados pela OPAS/OMS, doze países da região (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai) decidiram lançar a REDETSA com representação dos blocos de integração sub-regionais (MERCOSUR, Região Andina), centros colaboradores da OPAS/OMS (Centro Nacional de Excelencia Tecnológica em Salud - CENETEC, Universidade de Ottawa, Instituto de Engenharia Biomédica - IEB) e especialistas na área de ATS e saúde pública (Instituto de Efectividad Clínica y Sanitária - IECS).

A Rede terá como missão promover e fortalecer a ATS, através do intercâmbio regional, como ferramenta que apóie a tomada de decisão sobre incorporação, difusão e uso de tecnologias, contemplando os contextos dos sistemas de saúde, ampliando o acesso com equidade.

O lançamento da Rede foi um ato formal liderado e respaldado pelas autoridades do Brasil, HTAi , representação dos países y da OMS. Além disso, o lançamento da REDETSA foi reconhecido como um marco de muita importância para melhorar a eficiência e a equidade dos sistemas de saúde na Região, durante a abertura oficial do HTAi 2011 no Rio de Janeiro. A REDETSA definiu uma agenda própria de trabalho, contemplado pelos mecanismos sub-regionais já existentes e pelos países membros da rede, que permitirá orientar e dinamizar as atividades a médio e longo prazo.

 

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595