Skip to content

22º Oficina de Trabalho Interagencial da RIPSA

Imprimir E-mail

Realizou-se, no auditório da Representação da OPAS/OMS Brasil, nos dias 29 e 30 de junho de 2011, a 22º Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) RIPSA. Estiveram presentes na abertura, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, Secretario da SGEP; Enrique Gil, representando a OPAS/OMS Brasil; Augusto Gadelha, diretor do DATASUS, Jurandi Frutuoso, do CONASS e Rodrigo Lacerda, do CONASEMS.

Nesta 22º Oficina, principal fórum colegiado da RIPSA, foi destacado pelo Secretario da SGEP, a cooperação técnica que a OPAS/OMS Brasil vem realizando com o Ministério da Saúde, para que este desenvolva ações administrativas e técnicas de coordenação da Rede. Ressaltou-se, ainda, a participação do CONASS e CONASEMS na abertura do evento, reforçando a importância da produção de indicadores e da análise de situação de saúde, aplicados na tomada de decisão em âmbito estadual e municipal.  

Durante o encontro, que contou com a participação de representantes das diversas instâncias que compõem a Rede, foi dado o informe da publicação do Decreto Presidencial nº 7508, que regulamenta a lei 8080, estabelecendo as decisões de saúde, as redes de atenção e as redes interfederativas de Saúde; o Contrato Organizativo de Ação Pública, a Relação Nacional de Serviços (RENASES) e a Rede Nacional de Medicamentos (RENAME).

A Secretaria Técnica da RIPSA terá seu funcionamento apoiado pelo Comitê de Política de Informação e Informática, integrado por todas as Secretarias do Ministério da Saúde. Tal reposicionamento fortalecerá a disseminação da informação em saúde, de forma articulada com as áreas técnicas do Ministério da Saúde que apresentam essa missão, em especial, a Secretaria Executiva, por meio do Departamento de Monitoramento e Avaliação e a Secretaria de Vigilância em Saúde, além do DATASUS/SGEP que é incumbido pela coordenação da Secretaria Técnica da Rede.

No segundo dia da Oficina, o painel sobre a construção dos Indicadores e Dados Básicos para Saúde no Brasil 2010 contou com a participação de todos os representantes de todos os Comitês de Gestão de Indicadores - CGI (Demográficos, Socioeconômicos, Mortalidade, Morbidade, Fatores de Risco e Proteção, Cobertura e Recursos) onde foi apresentada a situação de cada CGI. Outro ponto apresentado aos membros da RIPSA foi sobre o CTI Registro Eletrônico de Atenção à Saúde – REAS.

Além destes, Enrique Gil informou que mesmo com a transferência da coordenação da RIPSA para o Ministério da Saúde, a Representação da OPAS/OMS Brasil continua acompanhando de perto o trabalho desta Rede, através da Unidade Técnica de Vigilância, Informação e Análise de Saúde.

Última atualização em Seg, 04 de Julho de 2011 08:32

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595