Skip to content

OPAS/OMS apoia curso de capacitação para gestores e pesquisadores em Saúde

Imprimir E-mail

A nullSecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e o Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) promovem um curso sobre Economia e Mercado de Trabalho em Saúde. O IMS é uma estação da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde e é Centro Colaborador da OPAS/OMS para Planejamento e Informação da Força de Trabalho em Saúde. A capacitação será realizada de 8 a 13 de agosto no Rio de Janeiro e é voltada a pesquisadores e gestores do Brasil, países parceiros do MERCOSUL e da Região Andina.

A proposta é trabalhar modelos e ferramentas econômicas utilizadas na estimativa de necessidade, demanda e oferta da força de trabalho em saúde, para avaliar os incentivos necessários ao aumento da produtividade da força de trabalho em saúde. Para a secretária-adjunta da SGTES, Ana Estela Haddad, “este curso vai proporcionar aos pesquisadores da área ferramentas de outro campo de conhecimento - a econometria - para o desenvolvimento de estudos, em especial voltados para o processo de trabalho em saúde e para o planejamento de recursos humanos em saúde”, afirmou Ana Estela em entrevista para site do Ministério da Saúde.

O curso, que tem duração de 40 horas e conta com o apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Política de Recursos Humanos (TC 57), analisará as políticas de Recursos Humanos que promovam o fortalecimento dos sistemas de saúde via melhoria da efetividade da força de trabalho além de reduzir desequilíbrios urbano-rurais. 

Esse é o primeiro curso sobre Economia e Mercado de Trabalho em Saúde oferecido aos gestores e uma segunda edição está prevista para 2011.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site do Centro Colaborador da OPAS/OMS para Planejamento e Informação da Força de Trabalho em Saúde.

Última atualização em Seg, 04 de Julho de 2011 17:57

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595