Skip to content

Estratégias e ações para Campus Virtual de Saúde Pública são temas de encontro no Panamá

Imprimir E-mail

nullOs responsáveis técnicos pelos portais de cada país da rede do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) estiveram reunidos, no Panamá, para o Workshop Webmasters Nodos CVSP-Países. No Brasil, o CVSP é coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), com o apoio da OPAS/OMS pelo Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41). No evento, que ocorreu no fim de junho, foram analisados os avanços e as dificuldades dos países em seus portais, a incorporação de novas ferramentas tecnológicas e a capacitação da administração e gestão dos conteúdos publicados.

Também foi discutida a utilização de aulas virtuais através da ferramenta de 'webconference', Elluminate, fornecida pela OPAS, bem como a publicação de recursos educacionais por parte das instituições.

A Oficina começou com a apresentação do coordenador regional do Campus Virtual em Saúde Pública/Opas, José Baudilio Jardines Méndez, que destacou o CVSP como a principal linha de ação da Organização Pan-Americana de Saúde como “apoiadora dos países da região no desenvolvimento de políticas, no desenho de sistemas de educação permanente e de redes de aprendizagem”.

Durante o evento, discutiu-se também um Planejamento 2011-2015 para o projeto CVSP/Opas considerando-se a sustentabilidade e qualidade das iniciativas, que terão como principais ações identificar boas práticas docentes e recursos educativos e processos educativos que respondam às estratégias nacionais.

Todos os países apresentaram suas experiências ressaltando os pontos positivos, negativos e expectativas para o futuro do CVSP. O Brasil apresentou o levantamento sobre a infraestrutura tecnológica e necessidades de cada Escola que participa da rede. A partir desse relatório, será possível disponibilizar materiais de todos os participantes on-line.

A apresentação brasileira também destacou como pontos positivos a integração dos Descritores das Ciências da Saúde (DECs) no Portal CVSP para classificação e recuperação de seu conteúdo.

Para mais informações sobre o Workshop Webmasters Nodos CVSP-Países clique aquii. Se quiser saber mais sobre o Campus Virtual de Saúde Pública, acesse o site.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595