Skip to content

HTAi 2011 debate ATS para a sustentabilidade dos sistemas de saúde

Terminou no dia 29 de junho, no Rio de Janeiro, a oitava edição do “Health Technology Assessment International Annual Meeting” (HTAi), principal conferência internacional para a discussão de bases conceituais, métodos e aplicações da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). O evento contou com 1.114 participantes, sendo 686 brasileiros e 428 de outros 49 países. A OPAS/OMS Brasil apoiou e participou do evento.

 
Este ano o debate girou em torno do desenvolvimento, uso e disseminação da ATS como forma de promover o acesso a inovações seguras e efetivas pelos sistemas de saúde de cada país, garantindo a sustentabilidade dos mesmos.

Devido às rápidas e inovadoras possibilidades de aplicação da tecnologia nos mais diversos campos, sua utilização na área da saúde ganha relevância cada vez maior, podendo gerar procedimentos, tratamentos e medicamentos menos invasivos e mais efetivos, além de mais econômicos. Entretanto, ainda devido a essa rápida proliferação de possibilidades, a avaliação de suas efetividades, aplicabilidades, viabilidades econômicas, entre outras questões, devem ser realizadas de modo muito criterioso.

Contando com a presença de profissionais de saúde, acadêmicos e gestores públicos e privados, o HTAi 2011 apresentou debates, palestras e diversos trabalhos acadêmicos em forma de apresentações orais. Durante o evento também ocorreu o lançamento da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde das Américas.

Em 2012, o HTAi será realizado na cidade de Bilbao, Espanha, com o tema:  ATS na atenção integrada para um sistema centrado no paciente.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595