Boletins Panaftosa

Home Alimentação e Nutrição Planos e Programas


Planos e Programas

A cooperação técnica da OPAS com o Ministério da Saúde tem facilitado e apoiado a implementação de uma série de programas e ações na área de alimentação e nutrição, no âmbito do SUS, especialmente no que se refere: à promoção da alimentação saudável; à prevenção de carências nutricionais; ao fortalecimento da Vigilância Alimentar e Nutricional; e ao aprimoramento das capacidades produtivas nos serviços de saúde e na gestão do SUS.    
Outra importante linha de ação da OPAS é a cooperação entre países com vistas a troca de experiências e o aperfeiçoamento das ações nos sistemas locais de saúde.

 

{mospagebreak}Algumas experiências de destaque das cooperações são as seguintes:


Aleitamento Materno e Alimentação Complementar
A OPAS apoia o Ministério da Saúde no desenvolvimento da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, por meio de Carta Acordo com a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar – IBFAN Brasil.
Até o início de 2012, a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Saudável eram implementadas separadamente, redobrando os trabalho nos serviços de saúde. Reconhecendo a importância de se trabalhar as duas estratégias conjuntamente, os profissionais de saúde de estados e municípios solicitaram a integração da rede.
A integração das duas redes, agora designada de Rede Amamenta e Alimenta Brasil, foi lançada durante o Congresso Mundial de Alimentação e Nutrição – World Nutrition Rio 2012. O foco principal é a qualificação do processo de trabalho de profissionais da atenção básica em ações integradas de promoção da alimentação saudável para crianças.
A expectativa é que a ação aumente a prevalência do aleitamento materno e permita a melhoria de indicadores de alimentação e nutrição nessa etapa do curso da vida.
Leia mais sobre a Rede Amamenta e Alimenta Brasil

RedeNutri
A REDENUTRI é uma rede de relacionamento com o objetivo de propiciar a reflexão e troca de experiências dos diversos sujeitos envolvidos na implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. É uma atividade fruto da cooperação técnica do Ministério da Saúde com a OPAS/OMS, com o apoio do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UnB.
As discussões na REDENUTRI estão sendo realizadas em função da proposição de temas aos integrantes. Ao final de cada ciclo as reflexões e boas práticas apresentadas pelos integrantes são sistematizadas em documentos.
Outra contribuição da Rede são os Cursos à Distância (EAD) para aprimoramento da atuação de profissionais de saúde nas temáticas de Alimentação e Nutrição e da Atenção Básica de Saúde. Um dos cursos disponíveis no site aborda o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
Saiba mais sobre a REDENUTRI.

Banco de leite
As principais frentes de trabalho da OPAS Brasil com relação aos Bancos de Leite Humano ocorrem por meio do CTP Brasil, Equador, Guatemala e Honduras – Bancos de Leite Humano e por troca de experiências realizadas durante as missões entre países.
O CTP Brasil, Equador, Guatemala e Honduras – Bancos de Leite Humano busca contribuir com a redução da mortalidade infantil, assim como desenvolver e apoiar políticas e respostas institucionais e comunitárias que fortaleçam o aleitamento materno e a capacidade de resposta do estado, através da cooperação sul-sul.
As linhas de ação da cooperação foram delineadas para apoiar a reativação da promoção do aleitamento materno nos hospitais e comunidades; a capacitação de recursos humanos por meio de intercâmbio de experiências; e a realização o monitoramento e seguimento dos avanços da promoção do aleitamento materno e da implementação dos Bancos de Leite Humano.
Além das representações dos governos e da OPAS dos países, essa cooperação conta com a participação ativa da FIOCRUZ – por intermédio do Instituto Fernandes Figueira.
Conheça mais sobre a CTP Brasil, Equador, Guatemala e Honduras - Bancos de Leite Humano

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595