Skip to content

Curso sobre o Uso de Evidência no Cotidiano Municipal

Terminou no dia 12 de julho, em Brasília, o curso sobre o Uso de Evidência no Cotidiano Municipal, no XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O objetivo do curso foi disseminar a prática e as metodologias disponíveis para o uso de evidência científica para a qualificação do processo de tomada de decisão na gestão do SUS.

A mesa de abertura contou com a participação da consultora da OPAS/OMS Brasil, Flávia Poppe, que apresentou o papel da cooperação internacional no contexto discutido. Flávia ressaltou o processo de implementação da Rede para Políticas Informadas por Evidência - EVIPNet que é uma iniciativa da OPAS/OMS e que hoje conta com 28 equipes em diferentes regiões do mundo.

A rede EVIPNet se desenvolve no âmbito de países em desenvolvimento porque quanto menos recursos disponíveis maior a necessidade de usar o conhecimento disponível como garantia para obter melhores resultados. As evidencias cientificas apóiam três componentes do processo de decisão: a análise do problema, a escolha entre as melhores opções de políticas e o acompanhamento de sua implementação para a adaptação das evidencias as condições locais. Os fundamentos são globais, mas os problemas são locais.

Durante o curso foi apresentado a Ferramenta SUPPORT para a elaboração de políticas de saúde baseadas em evidências. Todas as apresentações do curso estão disponíveis na página da EVIPNet Brasil no endereço: brasil.evipnet.org

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595