Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

FAO indica possibilidade de apoio à implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco - CQCT/OMS no Brasil

nullEm reunião ocorrida no dia 5 de julho de 2011, a representação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO manifestou a possibilidade de cooperar tecnicamente para o desenvolvimento de ações de implementação da Convenção–Quadro para o Controle do Tabaco - CQCT/OMS. Na ocasião, estavam presentes Glauco Oliveira (OPAS-Brasil), Gustavo Chianca (FAO-Brasil), Tânia Cavalcante (INCA-CONICQ) e Christiane Belinzoni (Ministério do Desenvolvimento Agrário – CONICQ).

O apoio técnico da FAO reforçará a implementação do artigo 17 da CQCT/OMS, que estabelece o compromisso dos países que ratificaram o tratado em promover alternativas economicamente viáveis ao cultivo da cultura do tabaco. Considerando que o Brasil é um dos maiores produtores de tabaco do mundo, a substituição da cultura do tabaco por culturas alternativas é um grande desafio para as autoridades agrárias e sanitárias do país.

A reunião foi uma atividade de seguimento da “Oficina Tabaco, Doenças Não Transmissíveis e Desenvolvimento: a importância da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco no alcance dos objetivos do milênio”, organizada pela OPAS-Brasil, em maio de 2011, quando os participantes que representavam algumas agências das Nações Unidas concordaram que a OPAS-OMS articulasse um plano estratégico de apoio à implementação da CQCT/OMS no Brasil.

A OPAS-Brasil continuará se reunindo com a FAO e com as demais agências do Sistema das Nações Unidas para consolidar uma proposta integrada que apoie o Governo do Brasil na adoção das diretrizes da CQCT/OMS.

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595