Skip to content

Serviços de Saúde Baseados no Cidadão

OPAS/OMS Brasil coordena o I Seminário para a construção do Observatório Iberoamericano de Políticas e Sistemas de Saúde

A Gerência de Sistemas e Serviços de Saúde, representada por Felix Rigoli, coordenou o I Encontro de países para a criação de um Observatório Iberoamericano de Políticas e Sistemas de Saúde, no dia 9 de julho de 2011 no Congresso do Conasems.

A idéia do Observatório surgiu de uma iniciativa do Conasems, em parceria com a OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde, para estimular a troca de experiências entre gestores, trabalhadores e comunidade sobre os grandes dilemas cotidianos da saúde.

O encontro reafirmou as linhas temáticas previstas nos documentos de Mérida, que são: financiamento, alocação de recursos, relação público-privado, monitoramento e avaliação de serviços e sistemas, influência da indústria farmacêutica, ente outros eixos.

O Secretário da SGEP, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, sugeriu a inclusão dos temas de Avaliação de Desempenho e Governança na pauta da qual se ocupará o Observatório. Foram apresentadas experiências bem sucedidas de outros Observatórios em curso e debatidas pelos 10 países presentes. Os desdobramentos da reunião do Observatório foram:a) Criação de um núcleo operativo, com a participação da OPAS/OMS; b) Submeter o documento-base a uma consulta pública; c) Fazer uma proposta de Observatório e validá-la coletivamente; d) Avaliar a maneira de agregar outros participantes; e) Como fazer a gestão do conhecimento e da comunicação; f) Construir uma agenda de trabalho; e g) Realizar uma reunião do Observatório por ocasião do II Congresso Internacional de Sistemas de Saúde, que ocorrerá na Colômbia, em outubro de 2012.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595