Skip to content

OPAS/OMS Brasil coordena o I Seminário para a construção do Observatório Iberoamericano de Políticas e Sistemas de Saúde

Imprimir E-mail

A Gerência de Sistemas e Serviços de Saúde, representada por Felix Rigoli, coordenou o I Encontro de países para a criação de um Observatório Iberoamericano de Políticas e Sistemas de Saúde, no dia 9 de julho de 2011 no Congresso do Conasems.

A idéia do Observatório surgiu de uma iniciativa do Conasems, em parceria com a OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde, para estimular a troca de experiências entre gestores, trabalhadores e comunidade sobre os grandes dilemas cotidianos da saúde.

O encontro reafirmou as linhas temáticas previstas nos documentos de Mérida, que são: financiamento, alocação de recursos, relação público-privado, monitoramento e avaliação de serviços e sistemas, influência da indústria farmacêutica, ente outros eixos.

O Secretário da SGEP, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, sugeriu a inclusão dos temas de Avaliação de Desempenho e Governança na pauta da qual se ocupará o Observatório. Foram apresentadas experiências bem sucedidas de outros Observatórios em curso e debatidas pelos 10 países presentes. Os desdobramentos da reunião do Observatório foram:a) Criação de um núcleo operativo, com a participação da OPAS/OMS; b) Submeter o documento-base a uma consulta pública; c) Fazer uma proposta de Observatório e validá-la coletivamente; d) Avaliar a maneira de agregar outros participantes; e) Como fazer a gestão do conhecimento e da comunicação; f) Construir uma agenda de trabalho; e g) Realizar uma reunião do Observatório por ocasião do II Congresso Internacional de Sistemas de Saúde, que ocorrerá na Colômbia, em outubro de 2012.

Última atualização em Qua, 20 de Julho de 2011 15:28

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595