Home Página Principal Pesquisadores do NETHIS participam de encontro nacional de Relações Internacionais

Programa de Cooperação Internacional em Saúde



Pesquisadores do NETHIS participam de encontro nacional de Relações Internacionais

Qnulluatro trabalhos de pesquisadores ligados ao Núcleo de Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) serão apresentados durante o 3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), que acontece de 20 a 22 de julho em São Paulo. O objetivo é inserir, gradualmente, a temática da saúde na agenda de investigação e formação em relações internacionais.

O consultor da Opas e assessor técnico principal do NETHIS, José Paranaguá de Santana, apresentará o tema Um olhar sobre a cooperação Sul-Sul em Saúde no Painel sobre Cooperação Sul-Sul e Internacionalização das Políticas de Saúde no Brasil . O trabalho aborda a evolução do conceito de cooperação sul-sul no seio das Nações Unidas e analisa a experiência do Brasil na Comunidade de Países de Lingua Portuguesa com o Plano Estratégico de Saúde e a cooperação voltado para os Países Africanos de Linguá Portuguesa, ressaltando a mediação de agências das Nações Unidas como a OPAS/OMS, em processos dessa natureza.

Alejandra Carrillo Roa participa do painel Novos temas em Integração Regional, com o artigo Saúde e Integração Regional na América Latina. O trabalho visa analisar a evolução das iniciativas de cooperação em saúde nos contextos sub-regionais da América Latina, abarcando aquelas de maior tradição, pela sua prolongada existência bem como a de mais recente criação. A sistematização de cada iniciativa inclui: a constituição, os arranjos institucionais, as dificuldades comuns e alguns exemplos de experiências bem-sucedidas, sendo que observam-se identidades entre as sub-regiões e apontam-se alguns questionamentos para a realização de futuras pesquisas, explicou Alejandra.

O terceiro trabalho é do bolsista do NETHIS/COC/FIOCRUZ, Carlos Henrique Paiva, e tem como tema: A reforma sanitária brasileira em perspectiva internacional: cooperação técnica e internacionalização do sistema de saúde brasileiro. A pesquisa contextualiza a emergência de uma política internacional do Sistema Único de Saúde (SUS) como agenda comum da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde. Com o objetivo de desenvolver uma aproximação mais orientada para as temáticas e objetos do campo das relações internacionais afim de aliar perspectivas de campos, que combinados, promoverão uma espectro mais rico e complexo dos processos de constituição, além da inserção gradual das temáticas da saúde pública na agenda de investigação e trabalho do campo das relações internacionais são os motivos que participo deste evento, contou Paiva.

O quarto artigo a ser apresentado no Encontro da ABRI aborda o tema:  Breves considerações sobre a Cooperação Sul Sul em Saúde, e é de autoria da consultora OPAS/OMS e colaboradora do NETHIS, Roberta Santos.  O estudo aborda pontos como:  quais os principais marcos históricos para a conceituação de Cooperação Sul-Sul?, quais são os valores e princípios da cooperação Sul-Sul?, como se compreende a cooperação Sul-Sul do Brasil em saúde?  e como se dá a cooperação Sul-Sul triangulada pela OPAS/OMS?, explica Roberta.

O NETHIS é um projeto desenvolvido pela FIOCRUZ em parceria com a Universidade de Brasília,  que conta com apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS.

 

 





Rede CADRHU/CIRHUS

 



 

Telessaúde

 

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595