Skip to content

Programa de Cooperação Internacional em Saúde

Pesquisadores do NETHIS participam de encontro nacional de Relações Internacionais

Qnulluatro trabalhos de pesquisadores ligados ao Núcleo de Bioética e Diplomacia em Saúde (NETHIS) serão apresentados durante o 3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), que acontece de 20 a 22 de julho em São Paulo. O objetivo é inserir, gradualmente, a temática da saúde na agenda de investigação e formação em relações internacionais.

O consultor da Opas e assessor técnico principal do NETHIS, José Paranaguá de Santana, apresentará o tema Um olhar sobre a cooperação Sul-Sul em Saúde no Painel sobre Cooperação Sul-Sul e Internacionalização das Políticas de Saúde no Brasil . O trabalho aborda a evolução do conceito de cooperação sul-sul no seio das Nações Unidas e analisa a experiência do Brasil na Comunidade de Países de Lingua Portuguesa com o Plano Estratégico de Saúde e a cooperação voltado para os Países Africanos de Linguá Portuguesa, ressaltando a mediação de agências das Nações Unidas como a OPAS/OMS, em processos dessa natureza.

Alejandra Carrillo Roa participa do painel Novos temas em Integração Regional, com o artigo Saúde e Integração Regional na América Latina. O trabalho visa analisar a evolução das iniciativas de cooperação em saúde nos contextos sub-regionais da América Latina, abarcando aquelas de maior tradição, pela sua prolongada existência bem como a de mais recente criação. A sistematização de cada iniciativa inclui: a constituição, os arranjos institucionais, as dificuldades comuns e alguns exemplos de experiências bem-sucedidas, sendo que observam-se identidades entre as sub-regiões e apontam-se alguns questionamentos para a realização de futuras pesquisas, explicou Alejandra.

O terceiro trabalho é do bolsista do NETHIS/COC/FIOCRUZ, Carlos Henrique Paiva, e tem como tema: A reforma sanitária brasileira em perspectiva internacional: cooperação técnica e internacionalização do sistema de saúde brasileiro. A pesquisa contextualiza a emergência de uma política internacional do Sistema Único de Saúde (SUS) como agenda comum da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde. Com o objetivo de desenvolver uma aproximação mais orientada para as temáticas e objetos do campo das relações internacionais afim de aliar perspectivas de campos, que combinados, promoverão uma espectro mais rico e complexo dos processos de constituição, além da inserção gradual das temáticas da saúde pública na agenda de investigação e trabalho do campo das relações internacionais são os motivos que participo deste evento, contou Paiva.

O quarto artigo a ser apresentado no Encontro da ABRI aborda o tema:  Breves considerações sobre a Cooperação Sul Sul em Saúde, e é de autoria da consultora OPAS/OMS e colaboradora do NETHIS, Roberta Santos.  O estudo aborda pontos como:  quais os principais marcos históricos para a conceituação de Cooperação Sul-Sul?, quais são os valores e princípios da cooperação Sul-Sul?, como se compreende a cooperação Sul-Sul do Brasil em saúde?  e como se dá a cooperação Sul-Sul triangulada pela OPAS/OMS?, explica Roberta.

O NETHIS é um projeto desenvolvido pela FIOCRUZ em parceria com a Universidade de Brasília,  que conta com apoio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41) da OPAS/OMS.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595