Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde do Brasil apóiam capacitação na metodologia de Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, na Nicarágua, no marco Cooperação Sul-Sul

nullA OPAS/OMS no Brasil e a Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS/MS apoiaram, no período de 4 a 8 de julho de 2011,  por meio de seus Consultores Haroldo Bezerra e Rodrigo Frutuoso, respectivamente, uma capacitação teórica-prática, de 40 horas, na metodologia de Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti/LIRAa. A capacitação foi promovida pela OPAS/OMS na Nicarágua em parceria com o Ministério da Saúde Nicaragüense, no marco da Cooperação Sul-Sul. 

nullO público alvo da capacitação foram os técnicos de controle de vetores dos seguintes SILAIS: Managuá, León, Matagalpa, Nueva Segovia, Madriz, Masaya, RAAS, Chontales; entomólogos do nível Nacional, profissionais do Programa Nacional de Dengue, em um total de 30 profissionais. O objetivo geral foi capacitar técnicos do Governo Nicaragüense no planejamento e execução de levantamentos entomológicos utilizando a metodologia LIRAa. Durante o curso foram abordados os fundamentos teóricos da metodologia; os critérios para delimitação dos estratos, as etapas de planejamento, execução e desenho do plano amostral, apresentou-se e discutido os formulários utilizados no levantamento, dentre outros temas.

A OPAS/OMS tem estimulado a adoção de métodos simplificados na realização de levantamentos entomo-epidemiológicos para determinar a presença do Aedes aegypti nos imóveis. Dentre estes métodos se destaca o LIRAa, desenvolvido pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, que foi objeto da capacitação realizada. A utilização desta metodologia permite caracterizar as áreas dos municípios, permitindo em um curto espaço de tempo, ter os principais indicadores entomológicos para o Aedes aegypti, e assim dotar os gestores de informações em tempo oportuno para a tomada de decisão.

Além do processo de capacitação, outros produtos foram alcançados, tais como: elaboração de um passo a passo para manejo do sistema LIRAa, em espanhol; a estratificação de tês SILAIS: Manágua(1 Distrito), Bluefilds e León.

Finalizando a missão foram realizadas duas reuniões para apresentação dos resultados e avaliação da capacitação. Uma com o Representante da OPAS/OMS na Nicarágua, Dr. Jorge Luis Prosperi; e outra com o Diretor de Epidemiologia Aplicada, do Ministério da Saúde da Nicarágua, Dr. Carlos Saenz. Os Doutores consideram os produtos obtidos na capacitação importantes para as ações de prevenção e controle da dengue nesse país, e agradeceram pelo apoio recebido, reiterando o compromisso para o fortalecimento da Cooperação Sul-Sul.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595