Skip to content

UT SMHGDC visita o Serviço de Adolescência premiado pela OPAS

nullO coordenador da Unidade Técnica Saúde Mulher, Homem Gênero e Diversidade Cultural, Rodolfo Gómez Ponce de León, visitou o serviço de Adolescência do Hospital Cosme Argerich  em Buenos Aires no final de Junho de 2011. O referido serviço recebeu o prêmio de Gênero da OPAS – Washington pelos trabalhos realizados na área de Saúde Sexual e Reprodutiva em adolescentes com sensibilidade de Gênero.

Em tal serviço presta assistência a adolescentes em situações de  vulnerabilidade social e aplica o modelo de redução de risco e danos com aborto inseguro projetado por equipes de iniciativas sanitárias de Montevidéu, Uruguai, e que reduziu a morte materna por aborto inseguro a zero naquele país. A originalidade deste serviço é que tem sensibilizado os gestores  como o  Berner e  Vazquez quem lideram um importante grupo multidisciplinar de profissionais.

Este serviço, também, será visitado por uma missão do DAPES em setembro de 2011, onde, além da implantação do aconselhamento integral em saúde reprodutiva de adolescentes, será apresentada  a aplicação do sistema informatizado do adolescente (SIA) criado pelo Centro Latino-Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva (CLAP) , tendo sua implementação primeiramente na Argentina. Este sistema pode ser usado em papel ou em formato eletrônico, e os relatórios são automáticos. Este instrumento é parte das ferramentas incluídas no Sistema de Informação Perinatal (SIP), promovido pela OPAS na caixa de ferramentas básicas de saúde perinatal.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595