Boletins Panaftosa

Home Página Principal Especialistas da Unasul discutem melhorias para a saúde na América Latina

Programa de Cooperação Internacional em Saúde



Especialistas da Unasul discutem melhorias para a saúde na América Latina

nullAté a próxima sexta-feira, dia 29 de julho, especialistas dos 12 países da Unasul vão debater o mais completo perfil feito até agora sobre a saúde na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O objetivo é propiciar o intercâmbio de conhecimentos e fazer uma reflexão sobre os sistemas de saúde de cada um dos países-membros afim de permitir o desenvolvimento de linhas de cooperação e trabalho para o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), inaugurado no último dia 25 de julho de 2011.

Os especialistas responderam a um abrangente questionário, com mais de 80 perguntas, para elaborar o perfil da saúde na América do Sul. As perguntas foram elaboradas por profissionais destacados nos diversos setores da saúde e abrangem os 11 eixos mais importantes da estruturação da área da saúde, entre eles: estrutura e organização, universalidade, integralidade e equidade, modelos de financiamento e a macrogestão.

Outros assuntos que também serão discutidos incluem: a ação sobre os determinantes sociais, os insumos estratégicos para a saúde, como medicamentos e vacinas, e investigação e inovação em saúde. A metodologia, validada pelos 12 países-membros da Unasul, também privilegia os indicadores demográficos e socioeconômicos, relativos aos gastos com a saúde e à cobertura, a capacidade instalada na área de assistência, ambulatorial e hospitalar, além da formação de recursos humanos, considerada prioritária pelo Isags.

As respostas servirão de apoio técnico para o Isags pôr em prática o Plano Quinquenal do Conselho de Saúde Sul-Americano, e que privilegiará as seguintes dimensões do setor: Vigilância Epidemiológica, Desenvolvimento de Sistemas de Saúde Universais, Acesso Universal a Medicamentos, Promoção da Saúde e Ação Sobre os Determinantes Sociais e Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos em Saúde.

O Isags e a Unasul são iniciativas apoiadas pela OPAS/OMS através do Programa de Cooperação Internacional e Saúde (TC 41).

Informações do portal do Isags.

 

 





Rede CADRHU/CIRHUS

 



 

Telessaúde

 

 


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595