Skip to content

A Missão de Avaliação Externa do Projeto AMI/RAVREDA, visita o estado do Amazonas

A Missão de Avaliação Externa do Projeto AMI/RAVREDA, onde participam os expertos em malária, Dr. José Antonio Nájera e Dr. Gabriel Schmunis da OPAS/OMS, junto com o Biólogo Oscar Lapouble, do Programa Nacional de Controle da Malária e a Dra. Mayira Sojo-Milano, Consultora Regional para Malária Coordenadora do Projeto AMI/RAVREDA, da OPAS/OMS-Brasil, visitou o Estado Amazonas nos dias 18-20 de julho de 2011.

Durante a primeira parte desta visita, na cidade de Manaus, a Missão conversou com o Dr. Wilson Duarte Alecrim, Secretário de Saúde do Estado Amazonas/SUSAM, e os Drs. Romeo Rodrigues Fialho e Bernardino Albuquerque, Diretor Presidente da Fundação de Vigilância em Saúde. Foram discutidos aspectos da estrutura e gestão do Programa de Malária do Estado, seus planos e perspectivas para o período 2011-2015.

No Auditório da Fundação de Medicina Tropical, sua Diretora, a Dra. Graça Alecrim, Coordenadora do Projeto AMI/RAVREDA pelo Estado Amazonas, organizou uma reunião com os pesquisadores da Fundação que tem desenvolvido trabalhos sob as estratégias do Projeto AMI/RAVREDA. Nesta reunião, apresentou se a Situação do Programa de Controle da Malária no Amazonas 2007-2010, o importante tema de Controle de Qualidade do Diagnóstico da Malária e os produtos do Projeto AMI/RAVREDA no Estado. Houve um debate e os assistentes participaram numa Mesa Redonda, ficando compromissos de trabalho em cooperação com ações para o combate da malária.

A Missão visitou o Município de Rio Preto da Eva e as localidades de São Benedito, e a Estrada de Manápolis, para observar a execução das ações de vigilância, prevenção e controle da malária desenvolvidas localmente. Nestas atividades participaram o Secretário de Saúde Municipal, a Dra. Fabiana Biacheti, Consultora do Programa de Controle da Malária pelo Projeto com o Fundo Global  e a Enfermeira Estelita Castillho. Participaram também o Dr. Elder Figueira, da Gerencia de Doenças Transmitidas por Vetores (GDTV/OVA/FVS-AM) da Fundação de Vigilância em Saúde e a Dra. Ana Ruth, do Laboratorio Estadual LACEN-FVS-AM.

As observações feitas irão contribuir a valoração dos alcances do Projeto AMI/RAVREDA no apoio do desenvolvimento das ações de controle da malária no Estado Amazonas e no Brasil. No ano 2010, a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado Amazonas recebeu o premio internacional Campeões da Malária, segundo critérios da Organização Pan-americana da Saúde.


Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595