Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS apóia o Brasil no monitoramento da raiva

nullEm 27 de julho de 2011 foi realizada uma capacitação por Elluminate para a atualização e implantação da 2ª versão do Sistema Regional de Vigilância Epidemiológica da Raiva nas Américas (SIRVERA), desenvolvido e administrado pela Unidade de Saúde Pública Veterinária da Panaftosa.

A atualização do sistema contempla melhorias no ingresso de informações, codificação de relatórios, georeferenciamento de eventos e aprimoramento na alimentação de dados da ficha clínica de pacientes, necessários à elaboração de análises espaço-temporais e que permitem gerar mapas temáticos e de distribuição geográfica da raiva nas Américas.

O registro de dados na 2ª versão do SIRVERA contribuirá para melhorar os relatórios de dados referentes à raiva nas América e os países contarão com uma base de dados atualizada desde 1970.

A capacitação foi coordenada pela PANAFTOSA e teve a participação de 15 países. O Brasil foi representado por Silene Rocha, do Grupo Técnico do Programa Nacional de Vigilância, Controle e Profilaxia da Raiva do Ministério da Saúde e por Glauco Oliveira, Consultor da OPAS-Brasil.

O seguimento da atividade será realizado com o teste da nova versão do sistema e com a implementação do seu uso no Ministério da Saúde e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595