Skip to content

OPAS/OMS Brasil apóia o Monitoramento da Eliminação da Hanseníase (LEM) no Brasil

Imprimir E-mail

Durante os dias 20-21 de Julho 2011, na Sala Izabel dos Santos a OPAS/OMS no Brasil, ocorreu a Reunião Preparatória para organização do Monitoramento da Eliminação da Hanseníase (LEM) no Brasil - 2011, (foto) dando início a nova avaliação para auxiliar aqueles que tomam as decisões e os gerentes, avaliar progressos para a eliminação da doença no país.

O Monitoramento da Eliminação da Hanseníase (LEM) é um exercício de avaliação que complementa os sistema rotineiro de informações necessário para medir aspectos específicos dos programas de eliminação da hanseníase mais detalhadamente. O LEM é uma recomendação da OMS com a anuência e aprovação do Ministério da Saúde.

Sample Image

Embora seja relativamente fácil monitorar a prevalência da Hanseníase, suas características epidemiológicas tem tornado a avaliação da tendência da transmissão da doença extremamente difícil. A impressão geral entre os experts é que o padrão epidemiológico da doença tem mudado consideravelmente nas últimas décadas. Esta mudança é refletida pelo perfil clínico dos casos novos detectados: aumento na proporção de pacientes diagnosticados com poucas lesões e uma diminuição dos casos com incapacidades irreversíveis.

Adicionalmente, há uma visível mudança no prognóstico da doença durante o tratamento e redução significativa no risco de desenvolver incapacidades. Todas estas mudanças poderiam ser explicadas por uma combinação de fatores, como por exemplo a tendência histórica da doença, o impacto das intervenções, a eficácia da quimioterapia e o papel dos serviços de saúde aprimorados.

A avaliação de intervenções torna-se particularmente importante quando se toma em conta a meta de eliminação da hanseníase. O objetivo de monitorar é auxiliar aqueles que tomam as decisões e o gerentes de programas em avaliarem os progressos em direção à eliminação, a fazerem planos de ação, implementa-los e medirem seu impacto. Monitorando um pequeno numero de indicadores que descrevem os serviços de Poliquimioterapia (PQT) serve bem a este propósito.

Última atualização em Qui, 28 de Julho de 2011 12:19

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595