Skip to content

Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais

Imprimir E-mail

nullEm uma cerimônia, com a participação da OPAS/OMS no Brasil, realizada em Brasília em  28 de julho, Dia Mundial das Hepatites Virais, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha apresentou os dados do Inquérito Nacional de Hepatites Virais e lançou a Campanha Nacional contra as Hepatites Virais.

O inquérito revela que a prevalência das hepatites virais nas principais capitais do país, ou seja, o percentual da população que tem ou já teve hepatite, foi de 39,5% para o hepatite  tipo A, 0,37% para o tipo B e de 1,38% para o vírus C.

A solenidade contou com a presença do Secretario de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa que informou que entre as medidas adotadas para dar maior visibilidade às hepatites virais no país está o fortalecimento e melhoria dos sistemas de notificação que permitirá tomar decisões baseadas no perfil epidemiológico da doença. Em seu discurso o Ministro destacou a importância de mobilizar a população para conhecer e se prevenir das hepatites virais. Além disso, informou, serão ampliadas as faixas etárias para a vacina e será estimulado o acesso ao teste rápido para melhorar o diagnóstico. Outro assunto importante desta pauta é a luta contra o preconceito e o estigma contra a doença. Participaram do evento representantes da sociedade civil e os célebres ex-jogadores, da seleção de 1970, Wilson Piazza (presidente da Federação das Associações de Atletas Profissionais), Carlos Alberto Torres, Dadá Maravilha e Jairzinho, engajados na luta contra as hepatites virais.

A OPAS e a OMS apóiam a luta contra as heptites virais no mundo, dado que a hepatite é uma das doenças infecciosas mais prevalentes e graves no mundo, mas muitas pessoas continuam sem conhecer seu status sorológico para esta infecção. As pessoas enfrentam a possibilidade de desenvolver doença hepática debilitante ou fatal em algum momento de suas vidas e oderiam inconscientemente transmitir a infecção para outras pessoas. As hepatites virais são responsáveis por mais de um milhão de mortes a cada ano no mundo.

O tema do Dia Mundial da Hepatite este ano é "Conhecê-la. Enfrentá-la. A hepatite afeita a todos, em qualquer lugar".

Para mais informações visite página do dia mundial da Hepatite no site da OMS e também fique sabendo sobre a  campanha do Governo Federal.

Última atualização em Seg, 01 de Agosto de 2011 09:44

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595