Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

O Brasil mostra-se preparado para atender a situações de Saúde Pública em eventos de massa com o apoio da OPAS/OMS.

O Brasil aplicou o sistema de alerta e resposta perante a situações de saúde pública durante eventos de massa , neste caso em específico com os Jogos Mundiais  Militares – 2011 no Rio de Janeiro que foram encerrados no final de julho. O processo de preparação do Brasil, com vista a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, começou em  2010 com a ajuda do escritório central da OPAS em Washington e da OMS.

Active Image


   Primeiro foi enviada uma equipe de brasileiros para presenciar a experiência da preparação e atenção de situações de saúde pública no Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver no mês de fevereiro de 2010.

 

   Posteriormente a equipe foi enviada para treinamento durante a Copa do Mundo de Futebol da África do Sul no mês de junho de 2010. Depois a equipe foi enviada para Washington e continuou recebendo instruções via conferências.

 

Active Image


   Os Jogos Mundiais Militares ocorreram no Rio de Janeiro entre 14 e 24 de julho, com participação de  mais de 4000 atletas e 2000 delegados que vieram de 111 países. A equipe de monitoramento de situações de saúde pública foi liderada pelos técnicos capacitados pela OPAS/OMS para este propósito e seguindo o modelo sugerido pela organização, fizeram informes diários de todos os eventos suspeitos, confirmados e de riscos internos e externos para os participantes e expectadores.

 

Active Image


   O monitoramento foi acompanhado e apoiado diariamente pelo nosso escritório em Washington e por esta Representação. As notificações e atenção de caso, assim como a tomada de medidas de contingência foram oportunas e acertadas. 

 

Sample Image

 

   O Brasil está mais bem preparado agora para o manejo de eventos de massa e para compartilhar esta experiência com outros países da Região.  

   A equipe que cuida deste tema na Colômbia foi treinada aqui no Brasil há cerca de um mês, em atenção a Cooperação Sul-Sul,  e estão aplicando as lições aprendidas durante o Campeonato Mundial de Futebol Sub-20 que está ocorrendo atualmente em várias cidades daquele país. 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595