Skip to content

OPAS participa junto ao Ministério da Saúde da reunião de Coordenadores Estaduais e interlocutores do Programa de Hanseníase

nullNos dias 16 e 17 de agosto teve lugar em Brasília a rimeira reunião do ano 2011 dos Coordenadores Estaduais e interlocutores do Programa de Hanseníase. Junto a parceiros nacionais e internacionais foram discutidos os critérios e instrumentos utilizados para definir os municípios de maior carga da doença com o intuito de desenvolver estudos de monitoramento nos municípios prioritários para a eliminação da hanseníase como problema de saúde pública no Brasil.

nullPara o ato de abertura a mesa principal foi composta por o Ministro de Saúde, Dr Alexandre Padilha, em Representação da OPAS, Dr Enrique Gil, Secretario da SVS, Dr Jarbas Barbosa, Presidente de MORHAN, Artur Custódio representando as pessoas atingidas por hanseníase, o cantor Ney Matogrosso expoente da campanha de visibilidade, além dos presidentes de CONASS e CONASEMS.

nullTambem foram abordados os temas de regulamentação do uso da talidomida, a vigilância de casos de vítimas de uso indevido da talidomida, a gestão de medicamentos, e a tese de separação dos filhos de pacientes em preventórios. Foram apresentados os resultados das assessorias em atenção integral relacionadas à prevenção e reabilitação das incapacidades e a portaria No. 594 que resolve sobre os Serviços de Atenção Integral em Hanseníase. Especial atenção foi solicitada em relação à situação de diagnóstico de recidivas no país.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595