Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde sediam a Reunião Global da Iniciativa para Vacinas da Dengue

A OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde sediaram a Reunião Global da Iniciativa para Vacinas da Dengue, organizada pelo Instituto Internacional de Vacinas, que ocorreu em Brasília, de 22 a 23 de agosto de 2011. A cerimônia de abertura contou com a participação do Representante da OPAS/OMS no Brasil, Diego Victoria; do Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa; do Chefe do Departamento de Imunizações da OPAS/OMS, Cuahtemoc Ruiz; e o Diretor do Instituto Internacional de Vacinas, Luiz Jacintho.

A missão da Iniciativa para Vacinas da Dengue é incentivar o desenvolvimento e a utilização de vacinas para prevenir os casos de dengue que ocorrem no mundo. Assim, como um consórcio de organizações comprometidas com um mundo sem dengue, a IVD está trabalhando para lançar as bases para introdução da vacina contra a dengue em áreas endêmicas de modo que, uma vez licenciada, esta possa ser rapidamente adotadas nessas áreas.

A  OPAS/OMS tem também como participantes desta reunião, como expositores ou debatedores o Gerente de Prevenção e Controle de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis, Enrique Gil; o Assessor Regional para dengue, José Luiz San Martin; o Coordenador da Unidade de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis, Alfonso Tenório, o Consultor Internacional de Imunizações, Brendan Flannery; Consultor OPAS Internacional para dengue, Eric Martinez, e o Consultor OPAS Nacional para dengue, Haroldo Bezerra.

nullA OPAS/OMS desempenha um papel importante na introdução de vacinas na Região das Américas, e a Organização Mundial da Saúde considera esta região com a melhor capacidade para a introdução de vacinas. Segundo o 47º Conselho Diretivo da OPAS/OMS esta Organização tem dentre suas atribuições apoiar os países na toma de decisões, desenvolvimento de estratégias de introdução, fortalecimento de suas capacidades operativas, preparação de recursos humanos, rede de frio, vigilância epidemiológica, laboratórios e desenvolvimento de capacidades de análises de custo benefício, dentre outras.

No atual estágio de desenvolvimento de uma vacina para dengue espera-se que uma delas esteja pronta para ser utilizada até 2015. Entretanto, para transformar este insumo em uma vitória contra dengue, isso vai exigir um grande esforço e trabalho do sistema de saúde global e dos governos dos países endêmicos. A OPAS/OMS reafirma o seu compromisso com os países em apoiá-los neste sentido.
 

 

Proyecto Mais Medicos

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595