Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

4ª edição das Guias da OMS sobre Qualidade da Água para Consumo Humano

 nullA Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou em julho de 2011 a quarta edição das guias sobre a qualidade da água para consumo humano. Nas referidas guias a OMS pede aos governos que reforcem o controle da qualidade da água com planos de segurança que podem gerar melhorias significativas e sustentáveis de saúde pública.

Milhões de pessoas morrem a cada ano de doenças transmitidas pela água e muitos mais sofrem com este tipo de patologias, na sua maioria, crianças com idades inferiores a cinco anos. A maioria destas doenças pode ser prevenida melhorando a cobertura e a qualidade dos serviços de saneamento.

 
As guias oferecem novas soluções para os desafios que surgem normalmente para garantir a segurança e qualidade da água potável. E, pela primeira vez, incluem recomendações globais sobre boas práticas a todos os níveis, desde a coleta e armazenamento da água da chuva no domicílio e caminhões pipas, até orientações para a formulação de política de abastecimento de grandes sistemas de abastecimento de água,  as suas implicações nas alterações climáticas e nas situações de desastres e emergências.

 
Estes documentos contam também com recomendações sobre a segurança no consumo de água, os riscos microbiológicos ou as alterações climáticas, que têm impacto na temperatura da água e nos padrões da chuva, que, conseqüentemente, têm implicações na qualidade e escassez da água.

Para encontrar documentos sobre tema acesse o site da OMS
l

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595