Skip to content

OPAS/OMS no Brasil conhece a experiência de Curitiba no Modelo de Atenção às Condições Crônica

nullNos dias 16 a 18 de agosto de 2011 a OPAS visitou o município de Curitiba-PR para conhecer a experiência do Laboratório de Inovações no manejo de condições crônicas na APS. A experiência do município, que tem a consultoria de Eugênio Vilaça Mendes, é considerada inovadora e com grande potencial para a mudança do modelo de atenção.

Na vista foi possível conhecer as equipes e os distritos sanitários que irão incorporar atividades do modelo de atenção às condições crônicas, como por exemplo, o autocuidado apoiado, o cuidado compartilhado entre equipes de saúde da família e do NAAPS (Núcleos de Apoio à APS), bem como a segunda opinião de especialistas. A proposta do município será avaliada por meio de uma pesquisa avaliativa realizada pela PUC-PR, que também produzirá um estudo de caso sobre a experiência de uma Unidade Básica de Saúde (UBS Alvorada) que vem atuando com as ferramentas do autocuidado apoiado e o cuidado compartilhado.

Merece destaque a experiência de Curitiba pelo caráter inovador, pelo apoio institucional à mudança do modelo de atenção e pela evidência prática de trabalho em rede de atenção com forte coordenação e centralidade na Atenção Primária.

A OPAS produzirá um world case a partir da experiência do município de Curitiba, que fará parte do Laboratório de Inovações em manejo de crônicas na APS produzido pela OPAS e que será coordenado por Eugênio Vilaça Mendes.

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595