Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

A OPAS/OMS do Brasil apóia a capacitação em técnicas diagnósticas laboratoriais para dengue e febre amarela, no marco do TCC da Tríplice Fronteira

nullAconteceu de 10 a 12 de agosto de 2011, com o apoio da OPAS/OMS do Brasil, uma capacitação em técnicas diagnósticas laboratoriais para dengue e febre amarela. É importante registrar que capacitação faz parte do plano de trabalho do TCC da Tríplice Fronteira, e teve também o apoio da OPAS/OMS do Paraguai e da Itaipu Binacional

nullA capacitação teve por objetivo fortalecer o diagnóstico laboratorial das infecções por dengue e febre amarela na Região da Tríplice Fronteira, e foram capacitados aproximadamente 20 profissionais dos três países: Argentina, Brasil e Paraguai. A agenda de trabalho desenvolvida incluiu os seguintes temas: atualização da situação da dengue e febre amarela na Região da Tríplice Fronteira, técnicas de diagnóstico sorológico, avaliação dos reativos disponíveis no mercado, utilidade da detecção de antígenos NS1 para dengue, técnicas biomoleculares (PCR e RT PCR) e imunohistoquímica. As professoras foram do Instituto Nacional de Enfermedades Virales Humanas da Argentina, Dra. María Alejandra Morales; do Instituto Evandro Chagas, Dra. Ana Cecília Cruz; e do Instituto Adolfo Lutz, Dra. Rosecelis Araujo Brasil.

Foi também realizada uma oficina para discussão sobre os indicadores do componente laboratorial da EGI dengue MERCOSUL e interação com os serviços hospitalares para atenção aos pacientes, e com a epidemiologia nas patologias transmitidas por vetores. Nesta oficina também foi discutida a harmonização do algoritmo de diagnóstico, protocolos de trabalho e critérios de classificação de casos para vigilância laboratorial da dengue e febre amarela na zona da Tríplice Fronteira.

A capacitação e a oficina atingiram seus objetivos, e são uma clara expressão da vontade dos países de fortalecer o processo de cooperação Sul-Sul.

 

 

Campus Virtual

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595