Skip to content

8º Assembléia do CONASS

Imprimir E-mail

nullAconteceu em Brasília, no dia 24 de agosto, a 8ª Assembléia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. Um dos pontos da agenda desta Assembléia, que contou com a presence da consultora da UTVIAS, Neusa Goya, foi a  descentralização da metodologia RIPSA para outros Estados, além daqueles que já haviam realizado sua implantação: Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Tocatins.

A discussão desta ponto foi uma das recomendações da 22ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI), que aprovou a ampliação da inicitiva RIPSA no Estado, considerando que a mesma vem sendo uma experiência bastante exitosa por potencializar a gestão do SUS e seus processos de tomada de decisão com base em informações de saúde qualificadas e devidamente analisadas. null


Nereu Mansano, assessor técnico do CONASS,  apresentou em linhas gerais os critérios de adesão a inicitiva RIPSA no Estado e a Neusa Goya afirmou que a OPAS, participante e colaboradora ativa da RIPSA desde sua implantação, disponibiliza sua cooperação técnica para apoiar os Estados que desejem aderir a RIPSA.


Beatriz Dobashi, presidente do CONASS, compartilhou a experiência da RIPSA no Estado do Mato Grosso do Sul, destacando tartar-se de uma metodologia potente que possibilita ao gestor tomar decisões com base em informações de saúde. Segundo ela, o custo de implantação é baixo com grande impacto na organização do Sistema de Saúde.


Presente, também, na discussão, André Bonifácio, representando Luiz Odorico Monteiro de Andrade, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, reiterou o apoio da SGEP à RIPSA e aos Estados que queiram aderir a sua metodologia.


Como encaminhamento, foi acordado que os Secretários Estaduais de Saúde que queiram implantar a RIPSA deverão encaminhar um ofício para a SGEP, manifestando seu interesse e compromisso, até o dia 16 de setembro de 2011. Em outubro, está prevista a realização de uma Oficina de Trabalho com todos os Estados interessados, além dos representantes estaduais que já estão desenvolvendo a metodologia.

Última atualização em Sex, 26 de Agosto de 2011 15:58

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595