Organização Pan-americana da Saúde. Brasil

Skip to content



Destaques

Últimas notícias

Ministério da Saúde e INCA reafirmam combate ao tabagismo no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Já está disponível no portal da saúde (www.saude.gov.br) o material da campanha contra o fumo. Com o tema "Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro", o INCA, com o apoio do Ministério da Saúde, lança mais uma campanha para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que ocorre sempre em 29 de agosto de cada ano.

A campanha de 2011 tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Especialmente neste ano, quando os países que compõem as Nações Unidas discutirão medidas de controle para as doenças não transmissíveis numa reunião de cúpula, o controle do tabagismo assume um papel central, por representar um dos principais fatores de risco para o aumento da prevalência dessas enfermidades.

O controle do tabagismo faz parte do Plano de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde do Brasil para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que prevê uma série de iniciativas para reduzir em 2% ao ano, nos próximos dez anos, as mortes prematuras por DCNT. Em relação ao tabagismo, a meta é reduzir a freqüência de fumantes em diferentes grupos, incluindo adolescentes e adultos. A expectativa é chegar a 2.022 tendo reduzido a freqüência de fumantes de 15% para 9% na população adulta, segundo a coordenadora de DCNT no Ministério da Saúde, Deborah Malta, durante a apresentação do Plano.

As medidas de controle de tabaco preconizadas pelo Ministério da Saúde estão de acordo com a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e possuem amplo e irrestrito apoio da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS para a sua implementação.

O Dia Mundial de Combate ao Fumo de 2011 mobilizará os estados e municípios brasileiros, onde ocorrerão atividades educativas organizadas pelos gestores sanitários locais e direcionadas à população.

 

Campus Virtual

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595