Skip to content

A OPAS/OMS no Brasil acompanha o lançamento da Rede Cegonha na Bahia

Imprimir E-mail

nullO primeiro Centro de Parto Normal (CPN) da Rede Cegonha no Brasil foi inaugurado pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na nesta sexta-feira (26), em Salvador (BA), com o acompanhamento da OPAS/OMS no Brasil. O Centro de Parto Normal tem o objetivo de humanizar o nascimento, oferecendo as gestantes um ambiente com maior privacidade e asisstência qualificada do parto. A unidade proporcionará que as mães sejam, efetivamente, as protagonistas do próprio parto.

Os centros contarão com enfermeiros obstétricos e, se necessário, apoio médico. A concepção dos Centros de Parto Normal tem como modelo experiências positivas desenvolvidas em outros países do mundo.

Após a inauguração do Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, nonull Centro de Convenções de Salvador foi lançada a Rede Cegonha na Bahia. O lançamento ocorreu durante o “Seminário Estadual de Atenção Integral à Saúde Materna e Infantil: Tecendo a Rede Cegonha”, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde e Ministério da Saúde onde o responsável pela área de Saúde da Mulher da OPAS/OMS no Brasil, Rodolfo Gomez Ponce de Leon, participou da mesa técnica de discusão da implementação dos conceitos na prática da asisstência materno-infantil da Bahia.

Em março, o governo federal lançou a Rede Cegonha, modelo de atenção que nullamplia e fortalece a assistência às mulheres grávidas e às crianças até o segundo ano de vida. Um dos grandes desafios do SUS é garantir às gestantes um parto de qualidade e humanizado. Inicialmente, o foco das ações serão as regiões da Amazônia Legal e Nordeste, que têm os mais altos índices de mortalidade materna e infantil, e as regiões metropolitanas, envolvendo a maior concentração de gestantes.

O programa prevê um conjunto de ações que visam integrar e ampliar uma nullrede de cuidados, que assegure às mulheres assistência adequada desde o planejamento familiar, a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, pós-parto e a atenção ao bebê.

Crédito das fotos: Manu Dias, profissional da Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom).

Última atualização em Qua, 31 de Agosto de 2011 14:00

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595