Skip to content

Rede Iberoamericana de Direito Sanitário é lançada na Argentina

Imprimir E-mail

O lançamento da Rede Iberoamericana de Direito Sanitário ocorre durante o I Congreso Iberoamericano de Derecho Sanitario, realizado de 31 de agosto a 1º de setembro na Facultad de Ciencias Económicas da Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina. A Rede é apoiada pela OPAS/OMS, através do Programa de Cooperação Internacional em Saúde (TC 41).

A proposta de constituição da Rede surgiu a partir das reuniões realizadas em 2008, 2010 e 2011, promovidas por PRODISA/FIOCRUZ e FD/UBA, no marco do Projeto Curso Internacional de Direito Sanitário (saiba mais),  nas quais foram discutidos os processos de cooperação técnica e intercâmbio de informações e estudos que fortalecessem a área de formação em direito sanitário na região das Américas.

A proposta de criação da Rede é vista como uma forma de potencializar as ações desenvolvidas entre os membros, buscando sinergias entre as instâncias e níveis acadêmicos, jurídicos e de gestão nos países, dentro do conceito do direito à saúde. A Rede se sustenta em uma estratégia de cooperação entre países com ênfase na modalidade de aprender, compartilhar e cooperar.

A Rede tem por objetivo geral promover um mecanismo de articulação e cooperação entre pessoas e instituições de saúde de direito nos países membros, que permita ampliar o debate sobre a garantia do direito à saúde, contribuindo assim para o fortalecimento dos sistemas de saúde.

Sobre o congresso

Durante os dois dias do I Congreso Iberoamericano de Derecho Sanitario, as discussões serão focadas em eixos como: o Direito Sanitário como um ramo autônomo do conhecimento científico, a judicialização do ato médico a partir de uma perspectiva crítica, o temor legal como determinante na tomada de decisões médicas, a saúde dos médicos de difusão e seu impacto na relação assistencial e a importância da produção legislativa e judicial no Direito Sanitário.

Durante o congresso também será lançado o site da Rede Iberoamericana. Para mais informações sobre a Rede, clique aqui

 

Última atualização em Qui, 01 de Setembro de 2011 05:13

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595