Skip to content

OPAS/OMS fortalece a capacidade para o registro e a notificação da tuberculose multi-droga resistente (TB MDR) nos países prioritários da Região das Américas

Imprimir E-mail

nullEntre os dias 24 a 26 de agosto de 2011, em Niterói, Rio de Janeiro - Brasil, foi realizada a Oficina sobre Registro e Notificação de Tuberculose Multi-Droga Resistente (TB MDR), sob as coordenações do Programa Regional de Tuberculose da OPAS e do Departamento de Tuberculose da OMS. Esta oficina contou com o apoio técnico e logístico da OPAS/OMS no Brasil, do Ministério de Saúde de Brasil e do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, no contexto da cooperação Sul-Sul.

nullAlém do Brasil, e no contexto da cooperação sul-sul, participaram outros nove países prioritários da Região das Américas: Bolívia, Colômbia, Peru, Paraguai, Guatemala, Honduras, Venezuela, Equador e República Dominicana. O objetivo da oficina foi melhorar a informação sobre o controle da tuberculose nos países prioritários através do fortalecimento da capacidade nacional de vigilância, registro, acompanhamento e avaliação dos casos de TB-MDR.  

A oficina contou com a facilitação de Dennis Falzon, do StopTB Department na OMS; de Rafael López y Anna Volz, do Programa Regional de TB da OPAS; de Edith Alarcón da Union; de Luis Gustavo do Valle Bastos e Joël Keravec, do Management Sciences for Health (MSH); além de Alfonso Tenorio da OPAS/OMS - Brasil.

Ao final da oficina os participantes compreenderam o papel do registro e da notificação dos pacientes com TB-MDR no contexto do monitoramento do desempenho e dos resultados do tratamento no programa de controle da TB. Também conheceram os indicadores chave relacionados com a detecção de casos de TB-MDR, o ingresso e suas condições e entenderam a forma para seu cálculo. Outro resultado obtido foi que aprenderam a recolher e validar as variáveis fundamentais para a notificação da TB-MDR, assim como familiarizar-se com a utilidade do software eletrônico para organizar e analisar os dados. 

Como parte da oficina foi iniciado o processo de planejamento para reforçar o registro e a notificação a nível nacional com os métodos mais apropriados para cada país e assim apoiar a construção dos planos nacionais de TB-MDR.

Última atualização em Qui, 01 de Setembro de 2011 17:46

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595