Boletins Panaftosa

Home Página Principal A OPAS/OMS realiza capacitação nas novas guias de Manejo Clínico de Dengue e Chikungunya


A OPAS/OMS realiza capacitação nas novas guias de Manejo Clínico de Dengue e Chikungunya

nullNo período de 23 a 26 de agosto de 2011, em Assunção no Paraguai, a OPAS/OMS realizou uma oficina destinada à capacitação de 30 profissionais médicos de oito países da América do Sul – Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai em Peru, para a implementação das novas guias de Manejo Clínico de Dengue e Chikungunya na Região das Américas.

nullOs principais objetivos da oficina foram capacitar médicos dos países da América do Sul no tratamento do paciente com dengue, e na prevenção do Vírus Chikungunya, segundo as novas guias da região, e impulsionar um processo de capacitação em cascata pelos países de seus profissionais.

Esta capacitação foi organizada pelo Programa Regional de Dengue e a Representação da OPAS/OMS no Paraguai, com o apoio da Representação da OPAS/OMS do Brasil, por meio de seu Consultor OPAS internacional para dengue, Dr. Eric Martinez; e dos Ministérios da Saúde do Brasil e El Salvador, com os Drs. Rivaldo Venâncio e Ernesto Pleiteis, que atuaram como facilitadores da capacitação. A coordenação das atividades ficou a cargo do Programa Regional, Dr. Romeo Montoya.

O programa da capacitação incluiu a apresentação das Guias, sendo que em dengue foi dado ênfase, dentre outros temas, a classificação de casos, algoritmo de manejo clínico, sinais de alarme e a fisiopatologia do dengue grave. Para Chikungunya o principal tema tratado foi o manejo de casos suspeitos e a vigilância clínica desta enfermidade emergente na Região das Américas. A metodologia de trabalho incluiu a apresentação e discussão de casos clínicos das duas doenças, alguns destes levados pelos próprios participantes como contribuição a discussão.

 

Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil
Caixa Postal 08-729, 70312-970 - Brasilia, DF, Brasil
Tel: +55 61 3251-9595